Secretaria de Saúde realiza ação de conscientização contra o Aedes aegypti no Barreiro da Raiz

Na última quinta-feira, 23 de março, aconteceu uma ação de conscientização por uma luta que não deve parar: o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela urbana. A Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, levou a temática aos estudantes da Escola Estadual Barreiro da Raiz, no distrito de Barreiro da Raiz.

A ação serve de alerta para os moradores do distrito, que após levantamento de infestação do mosquito Aedes aegypti realizado pela Secretaria de Saúde, foi detectado um índice na região de 9,9%, quando o normal é de até 1% . No caso do Barreiro da Raiz, foi feito o Levantamento de Índice Amostral (LIA), que é realizado em regiões com menos de 2 mil imóveis.

Na ocasião, os alunos acompanharam uma palestra ministrada pela coordenadora da Educação em Saúde e Mobilização Social, Idalice Martins. Na apresentação, Idalice destacou como a doença é transmitida, os cuidados para evitar focos do mosquito, e mobilizou os estudantes a entrarem nessa luta de forma prática, com cada um fazendo a sua parte, na limpeza constante dos locais com foco do Aedes aegypti.

Para concretização da ação no distrito, será realizada uma gincana entre os alunos com o objetivo de recolher a maior quantidade de recipientes que acumulam água e e que sejam possíveis criadouros do mosquito. Os alunos farão também apresentação teatral na culminância do projeto.