Secretaria de Saúde realiza culminância do projeto de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti

Com objetivo de mobilizar toda a comunidade para controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus e para reduzir o índice de infestação no distrito de Barreiro da Raiz, a Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, elaborou projeto e realizou diversas atividades.

Em parceria com a E. E. Barreiro da Raiz, foram desenvolvidas várias ações como: reuniões, palestra de conscientização, apresentação de vídeos educativos e recolhimento de materiais recicláveis. Na culminância realizada no último sábado, dia 06 de maio, os alunos, já mobilizados e conscientes do dever de cada um no controle e combate do mosquito Aedes aegypti, apresentaram peças teatrais e paródias relacionadas ao tema.

Ao longo das ações, foi criada uma gincana com 03 equipes que participaram das atividades: verde, amarela e azul. Isso contribuiu para a cooperação e a corresponsabilidade. As equipes foram premiadas, conforme a classificação.

Na culminância do projeto, estiveram presentes o Prefeito Carlos Isaildon Mendes, o Vice-prefeito Sargento Elton Freitas, a Secretária Municipal de Saúde, Cecília Moreira Freitas, o Chefe de Gabinete, Júlio César Tolentino Barbosa, o Coordenador da Vigilância Ambiental e Controle de Endemias Wilian Barroso, a Coordenadora de Educação em Saúde e Mobilização Social, Idalice Celestina de Souza Martins, e o representante do Conselho Municipal de Saúde, José Custódio Santos, entre outros participantes e toda a comunidade escolar.

Ações como estas trazem benefícios à saúde, ao meio ambiente, geram trabalho e renda e conscientizam crianças e adultos de que a promoção da saúde, a prevenção das doenças e a proteção ambiental é dever de todo cidadão. Todos os participantes e envolvidos no projeto se mostraram satisfeitos e com a sensação do dever cumprido.