Secretaria de Saúde realiza I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

A Prefeitura de Janaúba e o Conselho Municipal de Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveram, na última sexta-feira (28), a I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, no auditório da APAE, em Janaúba. O evento teve como principal objetivo propor diretrizes para a implementação de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde, além de defender e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), público e de qualidade, para a população. Participaram da Conferência autoridades, gestores, profissionais e usuários da saúde.

Na abertura da Conferência, a ilustre cidadã janaubense, Izadina Ladeia, cantou para o público presente o Hino de Janaúba, que é de sua autoria. O prefeito municipal, Carlos Isaildon Mendes, que integrou a mesa de honra, em sua fala, destacou a importância das conferências para o poder público: “Este é o momento de a sociedade participar das políticas e que, daqui, saiam delegados comprometidos e com as melhores propostas para as conferências estadual e nacional”, disse. Através dos grupos temáticos, foram deliberadas e aprovadas as propostas que serão encaminhadas pela Comissão Organizadora e definidos os delegados que participarão da Conferência Estadual.

O tema central da conferência que orientou as discussões foi “Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”. Ele norteou as palestras que ocorreram ao longo da tarde, com profissionais convidados. O coordenador da área temática da vigilância em saúde, da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Valdemar Rodrigues dos Anjos, ministrou sobre a importância da Vigilância em Saúde para a Saúde Pública. Em seguida, o secretário municipal de Agronegócios e Desenvolvimento Sustentável de Janaúba, Zacarias Pereira Nascimento, fez uma explanação a respeito dos impactos ambientais e seus reflexos na saúde do povo gorutubano. Ainda houve a apresentação das vigilâncias: Sanitária, Ambiental, Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, Doenças Infecciosas e Epidemiológica, explicadas por seus respectivos coordenadores.

No campo da saúde, a vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.