Durante visita de lideranças da saúde, município define fluxos de atendimento às vítimas da tragédia no CEMEI Gente Inocente

A secretária de Saúde de Janaúba, Cecília Moreira Freitas, recebeu a visita de autoridades e equipes de saúde, na última segunda-feira (16), para definir o protocolo de atendimento às vítimas da tragédia do CEMEI Gente Inocente, e realizar visitas in loco em todos os pontos onde serão atendidas essas vítimas: o Centro Estadual de Atenção Especializada (Ceae), Centro de reabilitação, no Apae, os dois hospitais e a Secretaria Municipal de Saúde. Ao longo de três dias, foram definidos os fluxos de atendimento às vítimas, os equipamentos e demais recursos, que vão passar pela Comissão de Intergestores Regionais (CIR), em reunião no dia 25, para sua liberação.

Participaram da visita o superintendente regional de saúde, Maquieden Durães Viriato, acompanhado do subsecretário de políticas e ações de saúde, Romero Souza, a superintendente de ações primárias da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Ana Paula Medrado, técnicos da SES e da Superintendência.

Também integraram a reunião uma comitiva do Centro Integrado de Atendimento às Vítimas de Acidente (Ciava), criado a partir da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, e que é coordenado pela gerente de atenção em saúde do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Soeli Terezinha Guerra. Eles trouxeram a experiência que tiveram no atendimento às vítimas da tragédia ocorrida em janeiro de 2013.

A secretária Cecília destaca que toda a equipe de Santa Maria ajudou os médicos do município nos primeiros atendimentos as vítimas, via telefone. A secretária aponta que, após as reuniões, o primeiro passo no atendimento será o cadastro de todas as vítimas.