CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REÚNE COMUNIDADE ESCOLAR E SOCIEDADE EM JANAÚBA

Tema da Conferência, realizada pelas Secretarias de Educação de Janaúba, Nova Porteirinha e Verdelândia, foi “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais (SIEP/MG) e a implementação dos Planos de Educação”

Por Rafael Teixeira - Comunidade escolar, associações, Ministério Público e Sociedade Civil se reuniram, na terça-feira (14), no auditório da APAE de Janaúba, para a Conferência Municipal de Educação dos municípios de Janaúba, Nova Porteirinha e Verdelândia, realizada por suas respectivas Secretarias de Educação. A conferência teve como objetivo monitorar e avaliar o cumprimento do Plano Nacional de Educação, suas metas e estratégias e propor políticas e ações. O tema da conferência foi “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais (SIEP/MG) e a implementação dos Planos de Educação”.

Participaram do evento autoridades como o prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, as secretárias de educação de Janaúba, Luzia Angélica, de Nova Porteirinha, Maria Orlinda Silveira e de Verdelândia, Débora Neves Lindório, o vice-prefeito de Nova Porteirinha, Edésio Vital Neto, além da superintendente regional de ensino, Veraci de Souza Jácome.

Na abertura do evento, aconteceu uma apresentação cultural, feita por um grupo de flautistas do projeto Adolescente Cidadão de Janaúba e Nova Porteirinha, coordenado pela Polícia Militar.

Em sua fala, a secretária de educação de Janaúba, Luzia Angélica, disse que a conferência é uma oportunidade para a união entre várias classes e representatividades em torno da discussão de problemas e proposição de metas e ações para a Educação dos três municípios participantes para os próximos anos.

O prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, considerou indiscutível a importância da Educação e, para Janaúba, ainda abalada pela tragédia ocorrida em um ambiente escolar, tem relevância ainda maior. “Tudo que o nosso município passou nos leva a uma reflexão sobre as variáveis que possam impactar a educação”, disse Isaildon, que ainda apontou o grande desafio para a educação brasileira: uma educação ideal pensando na educação possível, diante de tantas dificuldades que o país sofre.

Dando início às atividades da conferência, a professora, diretora estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e integrante do Fórum Estadual Permanente de Educação (FEPEMG), Patrícia Pereira, ministrou uma palestra que discutiu a construção do sistema de educação integrada e as propostas das conferências em todas as suas etapas. Na parte da tarde, os participantes se dividiram em grupos separados por eixos temáticos, nos quais foram traçadas estratégias dentro do tema discutido. Essas discussões terão continuidade nas conferências territorial, estadual e nacional, que acontecerão posteriormente.