Notícias

ARTESANATOS QUE PODEM TRANSFORMAR VIDAS

Projeto de reabilitação psicossocial mobiliza e traz renda a familiares e usuários da Saúde Mental

Teve início em julho de 2017 o projeto de reabilitação psicossocial, desenvolvido pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), através dos Serviços da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Associação de familiares e usuários da Saúde Mental (AFAUSAM). A proposta é a fabricação de sabonetes, velas e vassouras artesanais (garrafa Pet).

O objetivo é a inclusão dos usuários e familiares dos serviços da Saúde Mental (CAPS II, CAPSi e CAPS AD III) e fortalecimento da AFAUSAM. A fábrica gera trabalho e renda além de proporcionar o reaproveitamento de materiais visando sustentabilidade ambiental. É importante considerar ainda o desenvolvimento de habilidades e o fortalecimento de vínculos, bem como a autoestima e autonomia.

Após cinco meses de produção e venda dos produtos, especialmente das velas e sabonetes, que tiveram grande aceitação dos consumidores, nesta semana, no período de 27 a 29 de dezembro, foi feito o rateio do lucro. 20% foi para o caixa da AFAUSAM, como fundos para a associação e 80% foi dividido entre os participantes do projeto. O fato causou maior interesse nos usuários da Saúde Mental que já participam do projeto, enquanto para os que ainda não participam, serviu como motivação. “Quero participar também para ter minha renda” disse sorrindo, uma usuária do CAPS AD III.

Projetos como esse, além de fazer parte da terapia da Saúde Mental, traz muitos outros benefícios, interage os atores do processo e até transforma vidas.