PREFEITURA DE JANAÚBA RETOMA OBRA DE CONSTRUÇÃO DO CAPS AD III

A Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, retomou, na última quarta-feira (28/02), à obra de construção da sede própria do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III), unidade que compõe a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), do município. A obra, cujo recurso é proveniente do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, está localizada no Bairro Rio Novo e a previsão de término é para daqui seis meses.

A Rede de Atenção Psicossocial de Janaúba é referência para o Estado, e conta com diversos dispositivos voltados ao tratamento das pessoas com transtornos mentais ou relacionadas ao uso prejudicial de álcool, crack e outras drogas. Janaúba conta, atualmente, com: Núcleos de Apoio à Saúde da Família; Consultório na Rua; Atenção Psicossocial Especializada (CAPS II, CAPS AD III e CAPSi); Atenção de Urgência e Emergência (SAMU e Bombeiros); Unidade de Acolhimento infanto-juvenil; Atenção Hospitalar (pronto atendimento e leitos de referência às pessoas com sofrimento mental); Atenção Intersetorial; e projetos de reabilitação psicossocial.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas) é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. Seu público específico são os adultos, mas também podem atender crianças e adolescentes, desde que observadas as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).