DIA MUNDIAL DA SAÚDE É CELEBRADO COM AÇÃO NO MERCADO MUNICIPAL

Sete de abril é o DIA MUNDIAL DA SAÚDE. Para comemorar tão importante data, a Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, com os seus serviços e em parceria com a Favag, realizou o evento com tema: Bom Estilo de Vida é Saúde Garantida. A ação teve como objetivo promover a interação social crescente entre a população e os profissionais da saúde com os parceiros envolvidos e proporcionar mudanças qualitativas nos seus cotidianos, através das atividades desenvolvidas. O local escolhido, mercado municipal, foi estratégico, abrangendo tanto a população urbana, quanto a população rural.

As ações realizadas pelos profissionais de saúde foram: vacinação, testes rápidos para DST’s, aferição da pressão arterial e medida da glicemia capilar, orientações sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e outros vetores, orientações sobre saúde sexual e reprodutiva, hipertensão e diabetes, avaliação do pH da saliva, alimentos saudáveis, orientação nutricional com distribuição dos alimentos, entre outras atividades.

O momento foi uma oportunidade de aproximar cada vez mais os cidadãos gorutubanos dos profissionais de saúde, quando receberam informações claras e acessíveis, sendo motivados à alimentação saudável, promover e proteger a saúde, bem como prevenir diversas doenças.