NESTE SÁBADO ACONTECE O ''DIA D'' DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA (GRIPE)

A Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (12/05), o Dia D - data da mobilização nacional - da 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza (gripe) 2018. Todos que fazem parte dos grupos prioritários deverão comparecer a Unidade de Saúde mais próxima, munido do cartão de vacina. A Campanha vai até 01/06.

A Secretaria de Saúde, disponibilizará, ainda, no sábado, um posto de vacinação no MERCADO MUNICIPAL, pela manhã. LEVE SEU CARTÃO DE VACINA!

Os grupos prioritários para a vacinação são:

. Crianças de seis meses a menores de cinco anos;Gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional.
. Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto;
. Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.
. Professores: todos os professores das escolas públicas e privadas.
. Povos indígenas: toda população indígena, a partir dos seis meses de idade.
. Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
. Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas;
. População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
. Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade. A vacinação deste grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada, também devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la nos postos de vacinação durante a realização da campanha de vacinação.

Precauções

Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

As pessoas com história de alergia a ovo, que apresentem apenas urticária após a exposição, podem receber a vacina da influenza mediante adoção de medidas de segurança. Recomenda-se observar o indivíduo vacinado por pelo menos 30 minutos em ambiente com condições de atendimento de reações anafiláticas.

Contra-indicações

A vacina é contra indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.