MINICURSO “HORTALIÇAS EM CONSERVA” OPORTUNIZA GERAÇÃO DE RENDA PARA A COMUNIDADE EM JANAÚBA

A capacitação reuniu 50 alunos na Cozinha Comunitária, obra recém-finalizada pela Prefeitura de Janaúba, e que será utilizada na oferta de cursos e treinamentos à população.

O minicurso “Hortaliças em Conserva”, realizado nos dias 01 e 02 de agosto, pela Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agronegócios, e em parceria com a EMATER-MG, oportunizou atitudes empreendedoras e novas possibilidades de qualificação e geração de renda para a população gorutubana. As 50 pessoas capacitadas no minicurso tiveram acesso às principais técnicas de preparação de hortaliças em conserva, bem como informações que visavam, sobretudo, a otimização e valorização da produção de hortaliças, a redução de perdas e a melhoria da renda. A capacitação foi ministrada pelos engenheiros agrônomos, João Rafael Prudêncio dos Santos e Bárbara Panicalli Auler Sales.

As ações e políticas de fomento ao empreendedorismo e à valorização da agricultura familiar são promovidas pela Prefeitura de Janaúba desde o início da atual gestão. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agronegócios, Walter Moreira Abreu, destaca que a atuação do Município frente ao fortalecimento econômico e do potencial empreendedor do janaubense tem sido efetiva. “O grande objetivo nosso é proporcionar ao agricultor familiar e a toda população diferentes formas de apoio na valorização de sua produção e no seu crescimento econômico. Uma delas é ofertando cursos e capacitações”, disse.

Uma das alunas é a comerciante, Elaine Lima Martins, que participou do 2º dia do minicurso. Ela conta o que aprendeu com a capacitação: “Principalmente na questão da economia, acredito que todas as técnicas ensinadas irão contribuir muito para evitar desperdício de alimentos”, disse Elaine.

O minicurso aconteceu na Cozinha Comunitária, cuja obra, que estava parada há dois anos, foi retomada e finalizada pela atual administração do Município. Segundo o prefeito municipal, Carlos Isaildon Mendes, a proposta é que o local seja utilizado continuamente, com a realização de ações voltadas para a formação e qualificação profissional, revertendo conhecimento em trabalho e renda para a população. Também presente na capacitação, a secretária municipal de Promoção Social, Rosana B. da Rocha, comunicou que está prevista para os próximos meses a realização de novos minicursos gratuitos na Cozinha Comunitária, e convidou a todos para que aproveitassem o espaço, feito para proveito da comunidade.