NO DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL, PREFEITURA DE JANAÚBA INAUGURA OFICIALMENTE AS SEDES PRÓPRIAS DO CAPS AD III E DA UAi E ENTREGA TRÊS VEÍCULOS NOVOS À SECRETARIA DE SAÚDE || Prefeitura Municipal de Janaúba

Foram inauguradas oficialmente em Janaúba, no último sábado, 18 de maio, dia da luta antimanicomial, as sedes do Centro de Referência Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III) e da Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAi), cujas obras foram concluídas pela Atual Administração, respectivamente, em 2017 e 2018. Na solenidade ainda foram entregues três novos veículos para melhoria dos serviços de saúde do Município: um carro popular para o CAPS II, uma van para transporte de pacientes em tratamento fora de domicílio (TFD) e uma ambulância.

O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Carlos Isaildon Mendes; do Vice-Prefeito, Elton Freitas Menezes; do Presidente da Câmara de Janaúba, Vereador Walter Percídio; do Secretário Municipal de Saúde, Renato Quimas Pereira Lima; da Referência Técnica em Saúde Mental do Município, Juliana Matos; do representante do deputado federal, Subtenente Gonzaga, Clesius Geraldo Freitas Menezes, dentre outras autoridades, servidores, profissionais e usuários da saúde mental.

Também estavam presentes os familiares de Maria do Carmo Rodrigues Coutinho, a saudosa Duca, uma das fundadoras da Fazendinha Irmã Berlinda e da Pastoral da Sobriedade, e homenageada com o novo prédio do CAPS AD III.

O Prefeito Municipal, Carlos Isaildon Mendes, parabenizou toda a equipe da Saúde Mental pelas ações promovidas durante a Semana da Luta Antimanicomial, e enfatizou a relevância desta luta. Destacou ainda que a inauguração é um momento importante para toda a microrregião, visto que a Rede de Atenção Psicossocial de Janaúba (RAPS) atende a todos os municípios da Serra Geral. Isaildon ressaltou também o esforço da Administração para retomar as obras e finalizá-las com estrutura de qualidade.

Os três novos veículos entregues na solenidade para melhoria dos serviços de saúde do Município foram: um carro popular para o CAPS II (via emenda parlamentar do deputado federal Subtenente Gonzaga), uma van para transporte de pacientes em tratamento fora de domicílio (TFD) e uma ambulância, ambos adquiridos via programas do Ministério da Saúde, indicação do deputado federal Pastor Franklin e intermédio do presidente da câmara de Janaúba, vereador Pastor Walter Percídio.

A RAPS de Janaúba é referência para o estado, e conta com diversos dispositivos voltados ao tratamento das pessoas com transtornos mentais ou relacionadas ao uso prejudicial de álcool, crack e outras drogas, atendendo a este público de forma integral e humanizada. Janaúba conta, atualmente, com: núcleos de apoio à saúde da família; consultório na rua; atenção psicossocial especializada (CAPS II, CAPD AD III e CAPSi); atenção de urgência e emergência (SAMU e Bombeiros); Unidade de Acolhimento Infantojuvenil; atenção básica com ampla assistência, assistência farmacêutica, vigilância sanitária, CEAE, Promoção Social, Limpeza Urbana, Hospitais e projetos de reabilitação psicossocial.

Com prédio em pleno funcionamento desde 2017, a UAi oferece cuidados contínuos de saúde, com funcionamento 24h/dia, em ambiente residencial, para crianças e adolescentes entre dez e dezoito anos, com necessidade decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e que apresentem acentuada vulnerabilidade social e/ou familiar e demandem acompanhamento terapêutico e protetivo de caráter transitório.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas III (CAPS AD 24 horas) é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. Seu público específico são os adultos, mas também podem atender crianças e adolescentes, desde que observadas as orientações do estatuto da criança e do adolescente (ECA). A obra do CAPS AD III estava parada desde 2015, foi retomada no início de 2018 com empenho da atual administração, e concluída no final do mesmo ano. O prédio do CAPS AD III está em pleno funcionamento desde o mês passado.