RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA UAi DE JANAÚBA CONFECCIONAM BOLSAS ARTESANAIS EM OFICINAS TERAPÊUTICAS || Prefeitura Municipal de Janaúba

A ideia de que pessoas com algum tipo de sofrimento mental e/ou necessidades decorrentes do uso do álcool e outras drogas precisam de tratamentos em hospitais psiquiátricos, locais de repressão e reclusão que os isolem da sociedade, tem sido desconstruída com a instituição da Rede de Atenção Psicossocial do SUS (RAPS), formada por serviços como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAi). Estas unidades trabalham com um tratamento humanizado, baseado na convivência destas pessoas na sociedade. Tais serviços ampliam o acesso da população à atenção psicossocial através do acolhimento, acompanhamento contínuo e atenção às urgências e emergências, de forma a promover vínculos e garantir os direitos das pessoas que precisam de tratamento.

Neste contexto, uma das alternativas que estimulam a interação, o cuidado e a ressocialização no tratamento de pacientes com transtornos mentais e/ou dependência química, atendidos pela RAPS do Município, são as oficinas terapêuticas. Na UAi de Janaúba, as crianças e adolescentes em tratamento de reabilitação, decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, participam de um projeto de artesanato que tem proporcionado resultados transformadores: além da geração de renda, a iniciativa ajuda no resgate da autoestima e da dignidade destes jovens.

Nas oficinas, os usuários aprendem a confeccionar bolsas de fibras do pé de bananeira, que são vendidas no valor de R$ 45,00. Parte do recurso oriundo das vendas é destinado à aquisição da matéria prima e o restante é dos próprios jovens. Os interessados em adquirir as bolsas podem procurar a UAi, na Rua Genésio Cangussu, nº 595 – Bairro Veredas, ou pelo telefone (38) 3821-6225.

Este é apenas um dos trabalhos realizados com os jovens da UAi para ressocialização e reinserção social. A instituição também possui parcerias com o Espaço Cultural Central do Brasil e o Projeto Adolescente Cidadão da Polícia Militar, nos quais têm acesso a cursos e capacitações.

Com capacidade para acolher até dez crianças e/ou adolescentes, a UAi de Janaúba oferece cuidados contínuos de saúde, com funcionamento 24h/dia, em ambiente residencial, para pessoas com dependência química, de ambos os sexos, que apresentem acentuada vulnerabilidade social e/ou familiar e demandem acompanhamento terapêutico e protetivo de caráter transitório.