SÃO JOÃO GORUTUBANO 2019 SERÁ NOS DIAS 12, 13 E 14 DE JULHO || Prefeitura Municipal de Janaúba

SÃO JOÃO GORUTUBANO 2019 SERÁ NOS DIAS 12, 13 E 14 DE JULHO

Festa popular em Janaúba busca valorizar as raízes culturais da cidade

Tradicional festa de Janaúba, o São João Gorutubano será realizado este ano nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2019, na Praça do Viva Vida, e aberto a toda população. A iniciativa é da Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e do Departamento de Cultura. O evento terá apresentações culturais, quadrilhas, barracas com comidas típicas e shows regionais.

O São João Gorutubano é uma festa popular que está inserida no calendário cultural da cidade de Janaúba, em comemoração às tradicionais “Festas Juninas”, referência da cultura popular da nossa região, e comemorada desde a época dos primeiros habitantes, remanescentes de quilombolas. Nessa festividade, os gorutubanos, com a intenção de conservar e propagar suas raízes culturais, fazem a junção das características das tradicionais festas de São João e da diversidade cultural do seu povo. Dessa forma, ocorre valorização do fazer artístico de nossos ancestrais.

Ao reconhecer a cultura regional, através dessa grande festa de resgate cultural, toda cidade será envolvida com o evento. O São João Gorutubano contará com a valorização dos artistas locais, dos grupos e associações culturais e do comércio da cidade.