JULHO AMARELO: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA SEMINÁRIO SOBRE HEPATITES VIRAIS COM PROFISSIONAIS DA BELEZA, MANICURES E BARBEIROS DE JANAÚBA || Prefeitura Municipal de Janaúba

Reforçar as medidas de prevenção às hepatites virais, bem como o tratamento correto da doença, está entre os principais objetivos do Seminário Hepatites Virais, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba, através do Centro de Referência em Doenças Infecciosas (CEREDI) e do Núcleo de Vigilância em Saúde (NUVISA), na tarde de terça-feira, 30 de julho. O evento reuniu profissionais da saúde e da beleza, manicures e barbeiros, no auditório da APAE, e marcou no município a Campanha Julho Amarelo, mês da luta contra as hepatites virais.

O Seminário contou com a presença do Prefeito Municipal, Carlos Isaildon Mendes; do Vice-Prefeito Municipal, Elton Freitas Menezes; do Secretário Municipal de Saúde, Renato Quimas P. Lima; da Referência Técnica do Programa IST/Aids e Hepatites Virais em Janaúba, Dayane Franciele Tavares e da Diretora do Núcleo de Vigilância em Saúde (NUVISA), Lucélia Santos Cardoso.

Durante o evento, foram ministradas as palestras Hepatites Virais, com o médico, Dr. Douglas Silveira Freire, e Segurança aos Olhos da Vigilância Sanitária, com a Fiscal Sanitário, Nerci Neri de Almeida. Além disso, o público participou de um momento de prática do Do-In e Automassagem, com a massoterapeuta, Valdênia Gomes, e o Terapeuta Holístico, Paulo Gomes, e recebeu diversos brindes. Também houve a oferta de vacinação e, ao final do seminário, todos ganharam um certificado.

O JULHO AMARELO

Em 2010, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a ser comemorado em 28 de julho. No Brasil, foi sancionada pelo Governo Federal a Lei nº 13.802 em 10 de Janeiro de 2019 que institui o Julho Amarelo, a ser realizado a cada ano, em todo o território nacional.

O objetivo da campanha Julho Amarelo é conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais B e C. As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus, que apresentam características distintas. O Ministério da Saúde estima que há 1,7 milhão de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B, porém muitas pessoas não sabem que têm estes vírus.

O conhecimento da existência da doença, principalmente nessa população, é o grande desafio, pois estas pessoas podem ter se contaminado no passado e não sabem que estão infectadas, por ser uma doença sem sintomas e de longa evolução. Por isso a recomendação de realização do teste com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente.

O serviço especializado de referência para o tratamento das hepatites virais em Janaúba é o CEREDI. No local, a população pode realizar testes rápidos, recebe orientações quanto à prevenção das doenças e, mediante diagnóstico, passam pelo tratamento adequado das hepatites virais.