CONFERÊNCIA MUNICIPAL REÚNE PODER PÚBLICO, EDUCADORES, ENTIDADES E SOCIEDADE PARA DISCUTIR OS RUMOS DA EDUCAÇÃO EM JANAÚBA || Prefeitura Municipal de Janaúba

Na última quinta-feira, 29 de agosto, aconteceu no Auditório da APAE a 1ª Conferência Municipal de Educação de Janaúba, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Com o tema “Políticas Públicas para a Garantia de Direitos na Qualidade da Educação”, a conferência reuniu Poder Público, segmentos educacionais, setores sociais, entidades e profissionais interessados para avaliar a educação no município e definir diretrizes para o aprimoramento do Plano Municipal de Educação (PME).

Através da discussão de cinco eixos temáticos, a conferência teve o objetivo geral de monitorar e avaliar o cumprimento do Plano Nacional de Educação - PNE, corpo da lei, metas e estratégias, propor políticas e ações e indicar responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federativos e os sistemas de educação.

O PME é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. A Lei nº 2.128 de 14 de Julho de 2015 – dispõe sobre o Plano Municipal de Educação – PME do Município de Janaúba – MG, e tem vistas ao cumprimento do disposto no art. 214 da Constituição Federal e na Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014 que aprova o Plano Nacional de Educação. O Plano Municipal prevê 20 metas que deverão ser cumpridas dentro do prazo de vigência da lei e está fundamentado em dez diretrizes.

O evento contou com presenças das seguintes lideranças: o Secretário Municipal de Educação de Janaúba, Júlio César Tolentino Barbosa; a Chefe de Gabinete, Maria Helena Mendes Silva Alves, na ocasião representando o Prefeito Municipal; a Secretária Municipal de Promoção Social, Rosana Barbosa da Rocha; o Vereador, Ramon Alexandre Araújo, representando a Câmara Municipal de Janaúba; a Representante da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba, Daniele Cristina Ferreira; a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Elisabete Lacerda Silva Xavier; a Representante de Gestores Escolares, Vera Lúcia Rodrigues; O Diretor do Instituto Federal Norte de Minas Gerais – Campus Avançado Janaúba, Fernando Barreto Rodrigues, representando as instituições de Ensino Superior; a Representante do segmento de professores, Dulcineia Cardoso; e a Coordenadora da Conferência, Fransirleide Maria Silva

A abertura da conferência foi abrilhantada por uma apresentação cultural das alunas da Escola Estadual Prefeito Maurício de Azevedo. Na sequência, o Secretário Municipal de Educação de Janaúba, Júlio César Tolentino Barbosa, destacou a importância da conferência além do comprimento de uma etapa obrigatória do que rege o PME. “Este é o momento de debruçarmos em cima das metas que nós temos que alcançar dentro da educação infantil, fundamental, especial, EJA, ensino superior e gestões, de entender o que estamos trabalhando, e de viabilizar o que é necessário para que possamos a cada passo transformar a educação em Janaúba”, disse.

Em seguida, a professora, Hellen Vivian Moreira dos Anjos, ministrou uma palestra que abordou o tema da conferência. Hellen é formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros, mestre em Educação em Políticas Públicas e Gestão Educacional Profissional e Tecnológica Pela Universidade de Brasília – UNB.

A Conferência foi finalizada com os grupos de trabalho, nos quais foi discutido o tema a partir de eixos temáticos: um momento democrático aonde os participantes puderam expor seus pontos de vista e deliberar coletivamente sobre as propostas de melhoria da Educação no Município. A Plenária Final buscou apreciar e votar as propostas eleitas nas discussões em grupo dentre os cinco eixos e aprovar as moções propostas.