AÇÕES EDUCATIVAS MARCAM SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO EM JANAÚBA || Prefeitura Municipal de Janaúba

AÇÕES EDUCATIVAS MARCAM SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO EM JANAÚBA

De acordo com o relatório “Global Status Report on Road Safety”, da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito, atrás somente de Índia e China. A pesquisa mais recente da OMS, lançada em 2018, aponta mais de 35,3 mil vítimas fatais no país, no ano de 2017. A mudança deste cenário de alerta requer uma conscientização efetiva dos condutores e pedestres. Nesse sentido, uma programação especial foi preparada na cidade de Janaúba para conscientizar e sensibilizar os usuários das vias públicas sobre a importância de obedecer às leis, respeitar os direitos do próximo e garantir a segurança de todos no trânsito. Foi a Semana Nacional do Trânsito, que aconteceu de 18 a 25 de setembro de 2019. A iniciativa foi uma parceria entre Prefeitura de Janaúba, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, SAMU, DEER, GBS Serviços e VLI/FCA. A data foi estabelecida com a criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997 e é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas, promovidas por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito. O tema de 2019, estabelecido pelo Contran foi: “No trânsito, o sentido é a VIDA”.

O Diretor de Trânsito de Janaúba, Capitão Nilson Antunes Figueira, explica que o tema deste ano chamou a atenção para a valorização da vida. “Foi um momento de intensificarmos a abordagem de valores e posturas responsáveis, que devem ser assumidas por pedestres e condutores, visando um trânsito mais seguro, com a redução das estatísticas de morte e acidentes de trânsito. Porém, é de suma importância, que a população mude efetivamente de comportamento e entenda, que o respeito às regras de circulação deve ser cotidiano, durante o ano todo. Só assim, perceberemos uma mudança para melhor”.

A programação da semana foi aberta com duas blitzs educativas, uma na Praça do Cristo Redentor e outra na MGC 122 – KM 160, na última quarta-feira, 18. Foram distribuídos panfletos informativos aos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas que trafegavam pelos locais. Na terça-feira, 24, ocorreu palestra sobre segurança ferroviária na Escola Estadual Euclides da Cunha, ministrada pela Analista de Relacionamento Institucional, Comunidades e Comunicação da VLI, concessionária que administra a Ferrovia Centro Atlântica S/A, Léia Oliveira. A palestra teve o objetivo de mobilizar professores e estudantes, transformando-os em multiplicadores do trânsito seguro.

Na manhã de quarta-feira, 25, Dia Nacional do Trânsito, foi ministrada pelo Sargento Arley, da Polícia Rodoviária Estadual, uma palestra sobre trânsito rodoviário, no campus da UFVJM. Na sequência, o encerramento da Semana contou com uma blitz educativa e um simulado de acidente ferroviário envolvendo um veículo e uma motocicleta. O evento chamou a atenção dos munícipes que passavam próximo à travessia da linha férrea, no cruzamento da Rua Belo Horizonte com a Avenida Osvaldo Cruz. A ação foi preventiva e alertou a população sobre os cuidados na travessia sobre os trilhos. Devido ao seu peso, um trem de ferro, ao acionar os freios, pode percorrer até um quilômetro até parar completamente. Além disso, a ação buscou simular os procedimentos posteriores de resgate e atendimento durante acidentes do tipo, que envolvem órgãos como o SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar. Participaram deste momento várias autoridades, como o Vice-Prefeito Municipal, Sargento Elton Freitas; a Delegada de Trânsito, Márcia Miguel Meira e Santos; e o Subcomandante do 51º Batalhão de Polícia Militar, Major Conrado.

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO 2019: NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA!