DIA ROSA MOBILIZA UNIDADES DE SAÚDE EM JANAÚBA || Prefeitura Municipal de Janaúba

DIA ROSA MOBILIZA UNIDADES DE SAÚDE EM JANAÚBA

Janaúba vestiu-se de rosa pela causa da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante toda a manhã de sábado, 05/10, as unidades básicas de saúde abriram atendimento especial voltado para a saúde da mulher.

No último sábado, 05 de outubro, Janaúba vestiu-se de rosa pela causa da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante toda a manhã, as unidades básicas de saúde abriram atendimento especial voltado para a saúde da mulher. Os atendimentos contemplaram prevenção do câncer de útero, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias, palestras, acolhimento com sala de espera informativa, planejamento familiar, entrega de resultados de exames do papanicolau-PPCU, prevenção do câncer de boca, com os profissionais da odontologia, palestras de valorização da vida (psicólogas do NASF) e atividade física.

As ações de mobilização do Outubro Rosa seguirão até o fim do mês. O objetivo desta campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.