PREFEITURA DE JANAÚBA BENEFICIA AGRICULTORES FAMILIARES E PROMOVE O ACESSO À ALIMENTAÇÃO ATRAVÉS DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS || Prefeitura Municipal de Janaúba

A Prefeitura de Janaúba deu início, esta semana, à execução da nova proposta do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), projeto de compra direta da agricultura familiar no município. O programa, que em Janaúba tem iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção Social e do Banco de Alimentos, faz a aquisição de alimentos dos 110 agricultores familiares inscritos, para posterior distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade social, entidades socioassistenciais e filantrópicas e famílias acompanhadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) municipais. Nesta quarta-feira (06/11), ocorreu uma reunião, na Câmara Municipal, para iniciar oficialmente a comercialização do PAA junto aos agricultores.

O coordenador do Banco de Alimentos de Janaúba, Vinícius Rodrigues Nogueira, da Secretaria Municipal de Promoção Social, informou que esses agricultores farão uma entrega semanal de produtos ao Banco. Produtos como frutas, verduras e hortaliças produzidos no Município de Janaúba, serão entregues a diversas entidades como: Asilo, Guarda Mirim, Adolescente Cidadão, Projeto Crer-Ser, Hospital Fundajan e Hospital Regional. Além disso, famílias em situação de vulnerabilidade social também são atendidas pelo programa, sendo encaminhadas semanalmente pelos CRAS Norte e Sul, para o Banco de Alimentos, onde receberão estes produtos. O Governo Federal destinou, através do Ministério da Cidadania, o repasse de R$ 300.000,00 – trezentos mil reais para o programa, que serão divididos entre os 110 produtores cadastrados. Segundo Vinícius, o pagamento aos pequenos produtores será feito até o dia 15 de cada mês.

A Secretária de Promoção Social do Município, Rosana Barbosa da Rocha, disse que o PAA é uma ação que vem para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar local e incentivar à produção de alimentos aos agricultores do município". Além disso, ele promove o acesso à alimentação de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e atendidas pela rede sócio assistencial. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores, ligados a agricultura familiar.