SECRETARIA DE PROMOÇÃO SOCIAL DE JANAÚBA REALIZA MOSTRA CULTURAL EM CELEBRAÇÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA || Prefeitura Municipal de Janaúba

Com o objetivo de mostrar a importância do povo negro, a sua história, identidade e seu legado social e cultural, a Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, realizou na noite de quarta-feira, 20 de novembro, na Praça da Catedral, a Mostra Cultural Consciência Negra. Uma programação especial foi preparada em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, que é celebrado na data em todo o território nacional. Apresentações culturais, musicais e o desfile Beleza Negra marcaram a noite, que contou com a participação de grupos e associações culturais, autoridades, servidores públicos municipais e moradores.

Na abertura do evento, o professor, Luciano Gonçalves dos Santos, graduado e pós-graduado em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), falou sobre as origens da escravatura, do legado deixado pelos negros e das conquistas até os dias de hoje. Posteriormente, ocorreu o desfile para a escolha da beleza negra nas categorias adolescentes e terceira idade, com participação dos grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) referenciados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS Norte e CRAS Sul).

Dentro da programação cultural, aconteceram apresentações de diversos grupos tradicionais do nosso Município, que contribuem para o resgate e preservação dos costumes afro-brasileiros e gorutubanos. A Associação Quilombola Bem Viver, do distrito de Vila Nova dos Poções, apresentou a dança do sapateado. O Grupo Quilombola do residencial Dona Lindú mostrou a cultura e o batuque dos terreiros de Umbanda. Também se apresentaram na noite o Grupo Encanto, do bairro Barbosa, e o Grupo Abadá Capoeira.

Para a Secretária de Promoção Social de Janaúba; Rosana Barbosa da Rocha, a criação dessa data é muito importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância do povo negro na cultura nacional, e suas muitas contribuições nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. “É um dia em que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, sendo uma oportunidade de valorizarmos a cultura afro-brasileira”, afirma a secretária.