SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE A 20ª CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA (GRIPE) 2018 || Prefeitura Municipal de Janaúba

A Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza (gripe) 2018, que acontecerá de 23 de abril a 1º de junho, sendo o dia 12 de maio (Dia D), a data da mobilização nacional. Todos que fazem parte dos grupos prioritários deverão comparecer a Unidade de Saúde mais próxima, no período indicado, munido do cartão de vacina.

Os grupos prioritários para a vacinação serão:

. Crianças de seis meses a menores de cinco anos;Gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional.
. Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto;
. Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.
. Professores: todos os professores das escolas públicas e privadas.
. Povos indígenas: toda população indígena, a partir dos seis meses de idade.
. Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
. Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas;
. População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
. Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade. A vacinação deste grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receberem a vacina.

Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada, também devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la nos postos de vacinação durante a realização da campanha de vacinação.

Precauções

Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

As pessoas com história de alergia a ovo, que apresentem apenas urticária após a exposição, podem receber a vacina da influenza mediante adoção de medidas de segurança. Recomenda-se observar o indivíduo vacinado por pelo menos 30 minutos em ambiente com condições de atendimento de reações anafiláticas.

Contra-indicações

A vacina é contra indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.