RODA DA FAMÍLIA: PROJETO EM JANAÚBA LEVA TEMAS DE INTERESSE SOCIAL AOS USUÁRIOS DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS || Prefeitura Municipal de Janaúba

A Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, iniciou, este ano, o projeto Roda da Família, dentro dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos bairros Dona Lindú, São Lucas e Vila Izaías, e nas comunidades do Barreiro da Raiz e Quem-Quem. O objetivo do projeto é inserir os pais dos adolescentes e crianças atendidos pelo SCFV para dentro do serviço, através de encontros mensais, nos quais são discutidos assuntos de interesse das famílias.

Na primeira reunião, que aconteceu em abril, foi apresentada aos usuários a equipe de técnicos responsáveis pelo acompanhamento das famílias. Posteriormente, as reuniões abordarão temáticas escolhidas pelas próprias famílias, como autoestima, violência doméstica, trabalho infantil, entre outros.

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Os atendimentos acontecem em grupo, sendo realizadas atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.