PROJETO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE LEVA QUALIDADE DE VIDA A HIPERTENSOS E DIABÉTICOS EM JANAÚBA || Prefeitura Municipal de Janaúba

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde de Janaúba, através da UBS Milton Borém e da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizam o I Projeto de Cuidados Hiperdia. Esta proposta de cuidados tem por finalidade trabalhar a clientela HIPERDIA (Hipertensos e Diabéticos) com a equipe multiprofissional do NASF (médicos, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, educador físico, fisioterapeuta, psicólogos, assistente social, fonoaudiólogo e nutricionista).

É ofertada uma rotina de cuidados, estabelecida em 90 dias, com consultas coletivas uma vez por semana e atividades física, regular e exclusiva duas vezes por semana. O objetivo deste projeto é tratar a Hipertensão Arterial e Diabetes mellitus, proporcionando rotinas de cuidados que vão ao encontro da melhoria de Qualidade de Vida, reduzindo riscos de internações hospitalares e agravos nas doenças.

As atividades físicas com foco no grupo Hiperdia acontecem na unidade de saúde, nas terças e quintas-feiras. Nas consultas coletivas, que também ocorrem na UBS, é feita a exposição de todos os profissionais sobre os cuidados necessários e orientações com foco à melhoria da saúde, bem como monitoramento e acompanhamento através do desenvolvimento e evolução dos indicadores glicêmicos, de peso e altura e pressão arterial. A equipe NASF e UBS Milton Borém promove ainda atividades físicas para a população em geral, na Praça Dr. Rockert, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 07h às 08h.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Renato Quimas, essas ações vêm mostrar que o investimento em saúde vai muito além do uso de medicamentos e busca por condutas curativistas: "Investir nos cuidados diários, como o controle alimentar e a atividade física regular são de extrema importância para o controle da saúde e a busca pela qualidade de vida", disse.