1º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF DISCUTE AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA EM JANAÚBA || Prefeitura Municipal de Janaúba

O 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, organizado pela Prefeitura de Janaúba, Secretaria Municipal de Promoção Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), na manhã desta quarta-feira (29/08), no Projeto Dom Mauro, reuniu comunidade e representantes de áreas fundamentais para a garantia dos direitos da criança e do adolescente, como saúde, educação e assistência social, em um espaço de encontro e diálogo: foi um momento oportuno para se discutir, sugerir, monitorar e avaliar as políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência no Município de Janaúba, tal como seus impactos na sociedade.

O evento contou com a presença do Prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, que destacou o comprometimento do Executivo Municipal com a causa da criança e do adolescente. “O Município se empenhará ao máximo com ações que tragam avanços na qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes. Não podemos deixar que a criança e o adolescente saiam das escolas para o trabalho infantil. Precisamos assegurar seus direitos”, disse. Segundo a Secretária Municipal de Promoção Social, Rosana Barbosa da Rocha, o Fórum é a oportunidade que todas as áreas e entidades têm para discutirem e refletirem os projetos desenvolvidos para as crianças e adolescentes, junto com a comunidade diretamente atingida por essas políticas. “O principal objetivo é mobilizar comunidade e Poder Público para que avancemos mais nos indicadores”, explicou.

Após apresentação da metodologia do selo, as secretarias envolvidas neste trabalho intersetorial apresentaram um diagnóstico sobre o que é desenvolvido em Janaúba nas áreas de assistência social, saúde e educação, pelas Secretarias Municipais e entidades como Conselho Tutelar e Superintendência Regional de Ensino, para a garantia dos direitos e a proteção das crianças e adolescentes. Em seguida, os participantes do fórum se reuniram em grupos, nos quais foram discutidos temas como o direito ao registro civil; evasão escolar; programas, serviços e benefícios sociais para famílias vulneráveis; alimentação infantil, gravidez na adolescência, violência contra a criança e o adolescente e direito à vida. Em seguida, foram apresentadas as propostas, a serem avaliadas posteriormente.

Participaram do fórum a Chefe de Gabinete, Maria Helena Mendes Silva Alves; o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Júlio César Tolentino Barbosa; o Secretário de Saúde, Renato Quimas Pereira Lima; a Superintendente Regional de Ensino, Veracy de Souza Jácome; o presidente do CMDCA, Flaviano de Oliveira Silva; e a presidente do Conselho Tutelar, Gabriela Rodrigues Barbosa de Souza Castro, dentre outras lideranças.

SOBRE O SELO

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Realizado em parceria com os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, o Selo UNICEF busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, com o desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e com o estímulo à mobilização social e à participação dos adolescentes. Ao longo de sua trajetória, a metodologia do Selo UNICEF já gerou resultados importantes nos municípios participantes em diversas áreas de políticas públicas, incluindo educação, saúde e assistência social.