PREFEITURA INVESTE NA INFORMATIZAÇÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE EM JANAÚBA || Prefeitura Municipal de Janaúba

PREFEITURA INVESTE NA INFORMATIZAÇÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE EM JANAÚBA

Até o final de setembro, todas as UBSs terão o sistema de Prontuário Eletrônico implantado, trazendo eficiência e segurança no atendimento ao cidadão. A Administração ainda melhorou as condições de trabalho com a aquisição de novos equipamentos

Os serviços de saúde pública de Janaúba ganharam melhor controle para otimização de recurso e minimização de custos, com o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), sistema que foi implantado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, no início de 2017, além da aquisição de diversos equipamentos de informática, que trouxe melhorias e mais agilidade no atendimento à população.

A informatização dos serviços, por meio do PEC, foi adotada pelo Município inicialmente nas unidades de saúde Zacarias Farias Vieira, Herlinda Silveira e no Centro Estadual de Atenção Especializado – CEAE (Viva Vida). As equipes da Secretaria foram capacitadas para utilização do sistema e, até o final de setembro, as todas as unidades do município serão contempladas com o PEC.

De forma direta, o PEC do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. O PEC é uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, capaz de otimizar o fluxo de atendimento das UBS, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas Equipes de Atenção Básica.

A informatização desses processos nas UBS pode trazer benefícios importantes como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da AB para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações. Ou seja, a implantação do prontuário eletrônico traz benefícios, ao mesmo tempo, para gestores, profissionais de saúde e cidadãos.

A Secretaria Municipal de Saúde, visando uma maior agilidade e melhores condições de trabalho, fez a aquisição de equipamentos como notebook, projetor multimídia, tela de projeção, nobreak e roteador, 171 computadores - todos com internet – além de impressoras, distribuídos nas UBSs e CAPS.