Estudantes do Barreiro da Raiz participam de gincana educativa contra o mosquito Aedes aegypti

Iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, em mais uma etapa do projeto de combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus

Com o objetivo de mobilizar toda a comunidade para controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus e para reduzir o índice de infestação no distrito de Barreiro da Raiz, a Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma etapa do projeto elaborado com diversas atividades.

Em parceria com a Escola Estadual Barreiro da Raiz, já foram desenvolvidas várias ações, como reuniões, palestra de conscientização e apresentação de vídeos educativos. Na última terça-feira, 11 de abril, uma gincana de recolhimento de materiais recicláveis foi realizada, com resultado muito satisfatório. Mobilizados para combater o transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, com muita animação e espírito de cooperação, os alunos participaram ativamente da gincana. Divididos em 03 equipes: azul, verde e amarela, vence a equipe que recolheu maior quantidade de materiais acumuladores de água, que se tornam possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Foram recolhidos 3051 materiais sendo: 75 pneus, 1859 pets, 691 latas, 111 vidros, 315 outros materiais (sacolinhas, copinhos descartáveis, sacos plásticos). Todo material recolhido foi doado à ASCAJ – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Unidos por Janaúba.

Os pontos da gincana serão adicionados à pontuação por apresentação teatral no dia 29 de abril, na culminância do projeto, quando será divulgada e premiada a equipe vencedora.

Ações como esta trazem benefícios à saúde, ao meio ambiente, geram trabalho e renda e conscientizam crianças e adultos de que a promoção da saúde, a prevenção das doenças e a proteção ambiental é dever de todo cidadão.