Cidade de Janaúba - Dados Gerais


Localização: Janaúba está inserida na Mesorregião do Norte de Minas, na área mineira do Semiárido brasileiro e na microrregião da Serra Geral de Minas, da qual é a cidade polo.

Coordenadas geográficas: Latitude: 15° 47`50`` lat. Sul e Longitude: 43° 18`31`` long. W.

Altitude: A Sede Municipal está situada a uma altitude de 516 metros.

Dista 132 Km de Montes Claros e 547 km de Belo Horizonte.

História de Janaúba

Janaúba, nome de origem indígena, significa planta leitosa, também conhecida como Algodão de Seda, vegetal da família das apocináceas, dicotiledônia, monopétala, abundante na região.

A história do município e de seu desenvolvimento está intrinsecamente ligada a duas forças propulsoras que se fazem sempre presentes: a privilegiada localização geográfica, o pioneirismo e a capacidade empreendedora de seus habitantes ao longo de sucessivas gerações.

Os primeiros habitantes, um povo cafuzo ou caboré, mescla de índios tapuias e quilombos, de negros que fugindo do cativeiro se estabeleceram no Vale do Gorutuba, tornando-se conhecidos como Gorutubanos.

Orgulha-se a cidade de filhos ilustres do passado como: Francisco Barbosa que por volta de 1872 chegava à região com esposa e filhos, fundando fazenda na terra de Caatinga Velha, levantando casa ao lado de frondosa gameleira, que deu nome à povoação. Mais tarde vieram Antunino Antunes da Silva (Antônio Catulé), Américo Soares de Oliveira, Jacinto Mendes, Santos Mendes e Mozart Mendes Martins, que muito contribuíram para a formação e o progresso de Janaúba, estabelecendo-se nas imediações. Por iniciativa de Antunino Antunes da Silva (Antônio Catulé) foi levantada em 1939 a Capela do Senhor Bom Jesus. Com a chegada da Estrada de Ferro Central do Brasil, em 1943, veio a família Dr. Maurício de Azevedo e Moisés Bento Lacerda.

Formação Administrativa

O Distrito foi criado em 31 de dezembro de 1943 pela Lei n.° 1.058, com o nome de Gameleira e o Município em 27 de dezembro de 1948, pela Lei n.° 336, tendo recebido o nome atual, sendo instalado 01 de Janeiro de 1949, com território desmembrado do município de Francisco Sá.
Gentílico: Janaubense.