'Dia D' da vacinação contra gripe acontece em Janaúba neste sábado

O ‘dia d’ faz parte da 19ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, que se estenderá até dia 26 de maio

Neste sábado, dia 13, a Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove, o ‘dia D’ da vacinação contra a gripe. No dia, todas as UBSs funcionarão especialmente para a imunização dos grupos prioritários. A Secretaria ainda destinou uma equipe no Mercado Municipal, no mesmo dia, das 6h30 às 8h30.

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

O ‘dia d’ faz parte da 19ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, realizada em parceria com o Ministério da Saúde, e que teve início no dia 17 de abril. A vacinação se estenderá até dia 26 de maio, e a meta é vacinar 90% dos seguintes grupos prioritários:

• Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);
• Gestantes;
• Puérperas (até 45 dias após o parto);
• Trabalhadores da saúde sob potencial risco de contrair a infecção pelo vírus influenza e envolvidos na resposta à possíveis casos da doença;
• Povos indígenas aldeados;
• Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
• Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
• População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
• Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade.
• Professores na ativa da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior das escolas públicas e privadas ou seja professores que estejam trabalhando.

Para maiores esclarecimentos, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa, munido do cartão de vacina.