PREFEITURA ANTECIPA PAGAMENTO DE INDENIZAÇÕES ÀS FAMÍLIAS DO CEMEI GENTE INOCENTE

Conforme anteriormente acordado, via Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público de Minas Gerais, o Município de Janaúba antecipou o pagamento das indenizações às vítimas do incêndio no CEMEI Gente Inocente. O pagamento já se encontra nas contas desde ontem (31/01). São no total, 83 famílias beneficiadas com as indenizações.

O Prefeito Municipal, Carlos Isaildon Mendes, em ato voluntário, decidiu pelo pagamento de parcelas às vítimas e familiares atingidos pelo incêndio, a título de antecipação de indenização pelos danos materiais e morais que resultaram da tragédia.

Segundo o documento, celebrado no dia 1º de dezembro de 2017, e elaborado pelo Ministério Público, é explicitado que o pagamento antecipado das indenizações “não implica qualquer confissão ou declaração de que o Município de Janaúba/MG tenha agido com culpa ou de qualquer forma concorrido para o mencionado incêndio”. A decisão pela antecipação da indenização é fruto de uma ampla discussão entre a administração e o Ministério Público, ao considerar a realidade financeira e orçamentária do Município e as necessidades das vítimas.

Segundo Isaildon, “o objetivo é, mesmo antes de qualquer medida judicial que pode se arrastar por anos, dar uma resposta às famílias e atender nas suas necessidades básicas as pessoas que sofreram com essa tragédia, que ninguém podia imaginar”. Ainda de acordo com o prefeito, além da indenização, a Prefeitura tem tomado todas as medidas de amparo às vítimas, nas questões de saúde e de assistência social. “A dor e a tristeza nunca poderão ser compensadas, mas, com essa medida, podemos amenizar as consequências desse ato lamentável”, completa.

As famílias que, porventura, fizeram o cadastramento para aderir ao Termo de Ajustamento de Conduta e não receberam, favor procurar o setor de Tesouraria, na Prefeitura, pois contas como o Poupança Fácil ou Bolsa Família podem bloquear o depósito se não estiverem devidamente regularizadas para recebê-los.