SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO 2019: "CAPACITE OS PAIS E PERMITA A AMAMENTAÇÃO, AGORA E NO FUTURO!” || Prefeitura Municipal de Janaúba

Iniciativa faz parte da campanha Agosto Dourado, mês no qual são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento.

A Campanha Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor especial, que percorre o mundo com o seu laço simbólico. São trinta dias em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento.

Há cerca de vinte anos, entre os dias 1º e 07 de agosto acontecem ações no mundo todo em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais. A Semana Mundial de Aleitamento Materno é um veículo que promove o aleitamento em 120 países.

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define o tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas. A SMAM faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso país e pela elaboração e distribuição de cartazes e folders.

O tema deste ano está relacionado ao aprendizado e apoio dos diferentes setores para as famílias que estão amamentando. Segundo a Coordenadora do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), a enfermeira Vívian Souto Lopes, este tema é de grande relevância, pois, quanto mais informação, conhecimento e apoio aos familiares e pais, mais empoderados eles ficarão em relação à amamentação. Vívian destaca ainda que “tanto o sucesso como o fracasso do aleitamento não é só de responsabilidade somente da mãe”.

Em nosso país, somente cerca de 9% das crianças beneficiam-se do aleitamento materno exclusivo. E a média, geralmente, é de apenas 54 dias de amamentação por criança. Estes números evidenciam o quanto é necessário entender a urgência da necessidade de participação e colaboração de todos em prol do aleitamento materno. Em Janaúba não será diferente. A Rede de Atenção á Saúde implementará as ações sobre o aleitamento materno, nas quais os profissionais da Atenção Primária à Saúde, CEAE (Viva Vida) e Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) irão conduzir os processos à população, desenvolvendo uma agenda de atividades durante todo o mês.

O Agosto é Dourado, Amamentar Vale Ouro!!!

Todos juntos nessa grande causa!