PÓLO DA ACADEMIA DA SAÚDE É INAUGURADO NO BAIRRO SAUDADE; ESPAÇO CONTRIBUI PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA COM A PROMOÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS || Prefeitura Municipal de Janaúba

Potencializar a realização de ações variadas de promoção da saúde, como práticas corporais e atividades físicas, é o principal objetivo do Programa Academia da Saúde, cujo pólo, um espaço público dotado de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados, foi inaugurado na manhã desta terça-feira, 13 de agosto, entre as ruas Laurindo Francisco e Deusdete Gonzaga, no bairro Saudade. O evento contou com a presença da comunidade, autoridades, servidores municipais, e do grupo de atividades físicas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Este é o segundo pólo da Academia da Saúde já inaugurado pela Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde. No dia 19 de julho, foi entregue o pólo do bairro Veredas. Com obra em fase final de conclusão, a Academia da Saúde do bairro Ribeirão do Ouro tem inauguração prevista para setembro. Já o projeto que será executado no residencial Dona Lindú está em processo de emissão de ordem de serviço, às vésperas de início da obra.

Segundo o Prefeito Municipal, Carlos Isaildon Mendes, a primeira decisão tomada pela Administração “Juntos Fazemos Melhor” ao receber o Município foi se empenhar na retomada das inúmeras obras paralisadas e irregulares que estavam espalhadas pela cidade. A Academia da Saúde era uma dessas obras. “Hoje, temos a satisfação de dizer que todas as obras estão em andamento, algumas já inauguradas, outras licitadas e em processo de emissão de ordens de serviço. Ainda este ano, a imensa maioria será entregue à população”, disse, Isaildon, orgulhoso.

O Secretário Municipal de Saúde, Renato Quimas P. Lima, destacou a atuação da Academia da Saúde como estratégia de promoção da saúde, prevenção de doenças e interação social. “Trata-se de um espaço público que está à disposição da população. O cidadão que tiver interesse poderá integrar as equipes, que são coordenadas por profissionais qualificados”, comentou. Renato enalteceu a estrutura e a qualidade da obra, e lembrou a situação do espaço onde funciona o pólo. “Quem mora aqui no bairro lembra que esta era uma área que gerava muito desconforto, um local cheio de mato e entulho. Mas, com o trabalho sério feito pela Administração, conseguimos recuperar e concluir a obra, o que valoriza muito este espaço e o bairro num todo”.

Representando a comunidade do bairro Saudade, o Presidente da Associação dos Moradores, Hildecarlo Fabiano dos Santos Silveira, agradeceu ao Prefeito Municipal por todas as benfeitorias feitas pela cidade, em especial ao bairro Saudade, tais como a melhoria na iluminação pública, a reforma de parte do Cemitério, a Operação Tapa Buracos e a implantação da Academia da Saúde. “Temos a certeza que Janaúba desenvolve a cada dia com o trabalho feito pela administração do Prefeito Isaildon”, disse.

A cerimônia de inauguração contou ainda com as presenças do Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Jonas Adenis Soares Filho; da Secretária Municipal de Promoção Social, Rosana Barbosa da Rocha; do Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Júlio César Tolentino Barbosa; da Chefe de Gabinete, Maria Helena Mendes S. Alves; do Controlador Geral Municipal, João Dias Corrêa; do Vereador, José Tarcísio Mendes; da Diretora de Atenção Básica em Saúde, Jucilene Cristina; e da Procuradora Geral Adjunta; Gabrielle Mendes Andrade.