AGOSTO É DOURADO, AMAMENTAR VALE OURO: SECRETARIA DE SAÚDE DE JANAÚBA PROMOVE O III ENCONTRO DAS MÃES QUE AMAMENTAM || Prefeitura Municipal de Janaúba

Agosto é o mês dedicado ao incentivo à amamentação. Simbolizado pela cor dourada, em referência ao padrão ouro de qualidade do leite materno, a campanha enfatiza a importância do aleitamento. Amamentar faz bem para a saúde da mamãe e do bebê e é, sobretudo, um ato de amor, carinho e proteção. Em Janaúba, o Agosto Dourado foi marcado pelo III Encontro das Mães que Amamentam, que reuniu mamães (gestantes e nutrizes), papais e familiares na Praça da Catedral. A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), em parceria com a Pastoral da Criança, FACITEC e Fundajan.

O evento contou com a participação do Prefeito Municipal, Carlos Isaildon Mendes; do Secretário Municipal de Saúde, Renato Quimas Pereira Lima; do Secretário Municipal de Educação, Júlio César Tolentino Barbosa; e da Diretora do CEAE, Vívian Souto Lopes.

O tema da campanha em 2019 é o empoderamento dos pais e o envolvimento de toda a família no apoio à amamentação. O Secretário Municipal de Saúde, Renato Quimas, que têm dois filhos, um deles ainda amamentando, ressaltou sua experiência e a importância que ele deu como marido ao estimular e ajudar a esposa na amamentação. “Você, mamãe, tem a responsabilidade de passar toda sua proteção para o bebê. O vínculo materno aumenta e a recompensa virá no futuro. O bebê fica saudável e, consequentemente, será uma criança e um adulto saudável”, disse.

Além de uma ocasião especial para troca de experiência entre as mamães, papais e demais familiares presentes, o Encontro contou com estandes dos parceiros FACITEC e Pastoral da Criança, carrinho de pipoca, cama elástica e piscina de bolinhas para as crianças e o mamaço, momento em que as mamães participantes amamentaram seus bebês em grupo.

No final do encontro, foi divulgado o resultado do concurso “Símbolo do Aleitamento Materno de Janaúba”, que contou com a participação de alunos de escolas públicas e particulares do município. As vencedoras foram Giovanna Mara Oliveira e Silva e Maria Theresa Gonçalves Tolentino, representantes do CEC Diocesano.