CREAS DE JANAÚBA PROMOVE AÇÃO EDUCATIVA NO DIA INTERNACIONAL CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E O TRÁFICO DE CRIANÇAS E MULHERES || Prefeitura Municipal de Janaúba

O tráfico de mulheres e crianças, tanto para a exploração sexual quanto para o trabalho escravo, é um negócio internacional que já levou do nosso país para o exterior mais de 70 mil pessoas. Segundo o Escritório das Nações Unidas para o Combate às Drogas e ao Crime, a prática faz em todo o mundo 2,5 milhões de vítimas e gera 32 bilhões de dólares por ano para criminosos.

Para alertar a sociedade sobre este problema, foi criada em 23 de setembro de 1999, durante a Conferência Mundial de Coligação contra o Tráfico de Mulheres, o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. A data foi inspirada na promulgação da Lei Palácios, há 95 anos, exatamente no dia 23 de setembro de 1913, na Argentina. Essa lei foi criada para punir quem promovesse ou facilitasse a prostituição e corrupção de menores de idade e inspirou outros países a protegerem sua população, sobretudo mulheres e crianças, contra a exploração sexual e o tráfico de pessoas.

Em Janaúba, a mobilização foi feita através de uma ação educativa realizada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Polícia Militar. Foram distribuídos panfletos informativos à população e realizados testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites virais B e C, além de vacinação contra sarampo, febre amarela, tétano e hepatite.

DENUNCIE: DISQUE 100! Caso suspeite ou se depare com situações envolvendo tráfico ou exploração sexual para fins comerciais, faça sua parte. Contate o Disque-Denúncia, ligue o número 100 de qualquer telefone. Você não precisa se identificar e a ligação é gratuita.