CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ATINGE MAIS DE 100% DA META EM JANAÚBA || Prefeitura Municipal de Janaúba

CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ATINGE MAIS DE 100% DA META EM JANAÚBA

12.212 cães e gatos foram imunizados durante a campanha, número que ultrapassa a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde e Núcleo de Vigilância em Saúde de Janaúba concluíram esta semana a Campanha de Vacinação Antirrábica 2018 no município. Neste ano, 10.800 cães e 1.412 gatos foram vacinados durante a Campanha, com cobertura de 103%, ultrapassando a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Ao longo das últimas semanas, foram disponibilizados postos fixos em todos os bairros da Zona Urbana e na Zona Rural. Em 2018, a campanha deu início na área rural dia 09/07/18 e término dia 02/08/18. Na área urbana teve início dia 13/08/18 e término dia 29/08.

O foco da campanha foi a proteção e a promoção da saúde da população humana, sendo imunizados cães e gatos, considerando-se que, atualmente, esta é a única vacina animal preconizada e normatizada para uso no serviço público de saúde, visando à prevenção e o controle de zoonoses no país.

Durante a campanha, foi diagnosticado um resultado positivo de raiva animal em um equídeo de oito meses. Este é o primeiro caso de raiva em Janaúba, tanto humano quanto animal. A Secretaria Municipal de Saúde já está tomando as providências, observando e acompanhando o caso.