Agricultura orgânica une ciência e tradição em cultivo sem produtos sintéticos. Programa de capacitação através de um curso solicitado ao Senar, por meio do programa ALI Rural do Sebrae em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de Janaúba tem oferecido conhecimento técnico sobre a forma de cultivo e vem surtindo resultados, para lá de positivos.
Para comprovar isso, na manhã desta quarta-feira, dia 12 de junho, o secretário José Edmozame Morais, junto ao engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura, Paulo Henriques, acompanhados da engenheira agrônoma do Sebrae, Poliana Daniele dos Santos Silva, visitaram a propriedade de Maria Eva da Silva na comunidade de Lagoa Grande, onde o experimento vem surtindo efeitos bastante relevantes na lavoura de pouco mais de um hectare plantado.
A Prefeitura de Janaúba, administração “Um Novo Tempo, Uma Nova História” aposta que o segmento tem grande potencial de crescimento no município.
Na agricultura orgânica, manejo do solo, controle de pragas e adubação são feitos sem a utilização de compostos químicos sintéticos.
“Não só eu, como meu filho, que voltou da cidade para trabalhar comigo no campo, estamos vivendo da agricultura orgânica implantada e que aprendemos a cultivar, através do curso oferecido pelo Senar, Sebrae e Prefeitura de Janaúba”, disse a produtora Maria Eva (Evinha).
Ela conta que produz milho, feijão, hortaliças como couve e alface, maracujá, entre outras culturas que são comercializadas em programas como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), escolas estaduais e municipais e feira na Avenida Tancredo Neves, entre outros pontos de comercialização.
“Atualmente em um hectare plantado, estamos conseguindo obter cerca de quatro salários mínimos de renda mensal”, completa, Maria Eva afirmando que pretende expandir sua área de cultivo, visando uma maior lucratividade, sempre seguindo o que foi aprendido no curso.
O Secretário de Agricultura, José Edmozame de Morais enfatiza a importância da capacitação, oportunidade que os produtores irão produzir muito mais e melhor.
"Assim, continuamos transformando Janaúba na Terra da Prosperidade", disse o secretário.