.
.
.
O primeiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2022 (<a href="https://janauba.mg.gov.br/downs/public_saude/19-01-2022,25,BOLETIM%20ARBOVIROSES%2002-2022.pdf">CLIQUE AQUI E ACESSE O BOLETIM NA ÍNTEGRA</a>), realizado pela Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Vigilância em Saúde (Nuvisa), registrou índice de 8,3%, o que representa alto risco de infestação das arboviroses – doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikugunya e zika. Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, o nível de infestação menor que 1% é considerado de baixo risco. De 1% a 3,9%, médio risco. Acima de 4%, alto risco.
Além do LIRAa, que é a principal ferramenta utilizada para direcionar a estratégia de controle e combate às arboviroses, o boletim informativo elaborado pela Vigilância Ambiental de Janaúba apresenta um panorama atualizado das notificações de dengue no município, em crescimento nos últimos quatro meses. O boletim ainda identificou os bairros de Janaúba onde foram encontrados focos do Aedes aegypti, por meio do Índice de Infestação Predial, relação entre o número de imóveis com infestação do mosquito e o total de imóveis pesquisados. O levantamento mostra os altos índices de infestação, com focos encontrados em 30 bairros, o que causou essa alta expressiva no índice do LIRAa.
Em virtude do estado de alerta, as ações de combate à proliferação do mosquito estão sendo intensificadas pela Secretaria de Saúde. Neste momento, a colaboração da população é fundamental para que o município alcance o controle do Aedes aegypti em Janaúba. Manter o quintal limpo, eliminar criadouros do mosquito, evitando o acúmulo de água em vasos de plantas, pneus, garrafas e calhas, manter caixas d’águas tampadas e piscinas limpas e destinar os recicláveis para o serviço de coleta seletiva, entre outras atitudes simples, podem fazer a diferença nesta luta.
Dengue mata! Mas, se você agir, é possível evitar! A responsabilidade é de todos!