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INOVAÇÃO NA REDE DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE JANAÚBA: ALUNOS DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTARÃO COM AULAS DE INGLÊS A PARTIR DE 2022

Segunda-Feira, 21 de marco de 2022

Disciplina será acrescida gradativamente a todos os 6 mil alunos das escolas municipais, de modo a desenvolver habilidades socioemocionais e fortalecer o aprendizado dos estudantes

. . . A partir do ano de 2022, alunos de escolas municipais de Janaúba terão aulas de inglês no 4º e 5º ano do ensino fundamental. O componente curricular será ministrado por docentes contratados com habilitação específica. O ensino de inglês no Brasil só é obrigatório a partir do 6º ano. A gestão do Prefeito José Aparecido Mendes Santos decidiu que passará a oferecer o componente curricular para todos, cerca de 6 mil alunos do Infantil e do 1º ao 5º ano, como forma de ajudá-los a desenvolver habilidades socioemocionais. O componente será acrescido gradativamente nos anos escolares, começando em 2022 pelo 4º e 5º anos. Historicamente, o país enfrenta a ausência de professores com formação adequada para lecionar inglês. Dados do Ministério da Educação mostram que mais da metade dos docentes de língua estrangeira não tem formação na área. Deste modo, a Secretária de Educação de Janaúba, Maria Aparecida Jácomo, reconhece que a formação dos professores de inglês "é um desafio para a oferta do componente curricular nos anos iniciais". Mas, diz ela, "não podemos nos limitar por esse desafio". Além da dificuldade de ter professores com formação adequada para o componente, a Secretaria de Educação também terá de lidar com os prejuízos de aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e demais componentes por causa da pandemia e do tempo que passaram afastados da sala de aula. A pandemia causou um buraco de aprendizado muito grande, principalmente para essa etapa em que as crianças são menores e têm menos autonomia para acompanhar o ensino remoto. A prioridade, segundo Maria Aparecida, é recuperar a aprendizagem dos alunos sem deixar de olhar para o futuro. Segundo pesquisas e levantamento dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), foi identificado que a maior diferença de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre alunos de escola pública e privada ocorre na prova de inglês. Embora o componente curricular não seja obrigatório nos primeiros anos do ensino fundamental, a maioria das escolas privadas há anos já ministra a língua estrangeira nesses anos escolares, por isso a Rede Municipal de Educação busca a equidade nesse sentido.
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