.
.
.
A Prefeitura de Janaúba, através da atual gestão, deu importante passo nesta semana ao realizar a audiência pública Mobilidade Urbana: barreiras atitudinais e físicas. Essa reunião pública fundamenta-se no princípio em promover os direitos e deveres do cidadão e na instituição de cidade inteligente. O evento foi nessa terça-feira, dia 12 de julho, e reuniu representantes do poder público e de instituições do conhecimento e de pesquisa e ainda segmentos da sociedade.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (CMDPCD), a audiência pública contou com as explanações da professora Nádia Cristina dos Santos Sudário, que é Doutora em Geografia Urbana - Acessibilidade e Mobilidade Urbana, com relação às análises de diagnósticos setoriais que contribuem para a definição de diretrizes para a mobilidade urbana.
O município de Janaúba propõe a revisão do plano de mobilidade para priorizar o pedestre, a bicicleta, a calçada, o transporte coletivo (ônibus) e depois em outras questões do sistema viário. Com isso, cita a palestrante Nádia Sudário, a atual administração possibilita que a cidade seja planejada de forma ordenada. Com o procedimento de educação junto à sociedade, a prefeitura mostra que o que está sendo feito é primordial para a própria segurança dos cidadãos.
Estiveram presentes à audiência pública a vice-prefeita Maria Aparecida de Fátima Santos, a secretária municipal de Promoção Social, Marcilene Jácome Guimarães, os vereadores José Tarcísio Mendes, Adauri Cordeiro, Leobino de Bem e Almir Dias, a Delegada de Polícia Márcia Miguel Meira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Brenda Rocha, representantes da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Favag, Apae, Conselho Regional de Engenharia (CREA), Associação dos Deficientes de Janaúba, entre outras entidades e instituições.