Poucos minutos depois, Dema, filho de Vivi, também faleceu . “Vivi, um dos maiores líderes políticos de Janaúba de todos os tempos”, diz José Aparecido, atual prefeito de Janaúba
Poucos minutos depois, Dema, filho de Vivi, também faleceu
“Vivi, um dos maiores líderes políticos de Janaúba de todos os tempos”, diz José Aparecido, atual prefeito de Janaúba
Foto Oliveira Júnior: Wildemar Maximino da Cruz, o Vivi.
O empresário, produtor rural e líder político Wildemar Maximino da Cruz faleceu no final da tarde desta sexta-feira, dia 2 de abril. Vivi Cruz, como era mais conhecido, estava com 84 anos de idade e teria sido prefeito de Janaúba por três mandatos. Wildemar Maximino da Cruz Júnior, o Dema, faleceu poucos minutos após a morte do pai. Eles estavam internados em hospital na cidade de Montes Claros. Há dias ele se encontrava internado em hospital diante do agravamento da enfermidade que tinha há anos.
Vivi Cruz completaria mais um ano de vida (85) na próxima quinta-feira, 8 de abril. Há dias ele se encontrava internado diante do agravamento da enfermidade que tinha há anos e também ter sido acometido pela Covid-19 que também afetou o filho.
Pai e filho estavam internados em Montes Claros e ambos foram intubados diante o agravamento da doença respiratória. Vivi deu entrada na Santa Casa de Montes Claros há 13 dias. Wildemar Júnior tinha sido internado no Hospital Aroldo Tourinho há 20 dias.
“Vivi Cruz é um dos maiores líderes políticos de Janaúba de todos os tempos”, comentou o prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos (PSD) ao destacar a atuação do ex-prefeito. “Ele era diferente sim, e deixa um legado como um dos maiores benfeitores de nossa Janaúba”, enfatizou José Aparecido.
O prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes, decretou luto oficial por três dias no município devido às mortes do ex-prefeito e do filho Dema.
PREFEITO VIVI
Vivi, como era conhecido, ingressou na política de Janaúba, com o amigo inseparável Dráuzio Coelho. Em 1970, Wildemar foi candidato a prefeito e Dráuzio a vice. Eles foram eleitos para administrar Janaúba no período de janeiro de 1971 a dezembro de 1972, no chamado tampão – isso para igualar a eleição no estado que aconteceria posteriormente.
A dupla voltou a governar o município quatro anos depois. Vivi e Dráuzio exerceram o segundo mandato no período de 1977 a 1982. Mais tarde, 14 anos depois, Vivi disputou a sua terceira e última eleição no município. Ele venceu e exerceu o mandato no período de 1997 a 2000. O vice nessa época foi o empresário Francisco Rodrigues Filho, o Chico.
A FORÇA POLÍTICA DE VIVI
O ex-prefeito era amigo do ex-governador Francelino Pereira (1921/2017) e, graças a esta influência, conseguiu o asfaltamento do trecho da BR-122, que liga a BR-251 até esta cidade, incluindo ainda a pavimentação da avenida Manoel Atayde com a construção da ciclovia e também a pavimentação de uma das pistas da avenida Gentil Dias em toda a sua extensão.
Durante os seus três mandatos a frente da gestão municipal, Vivi executou construções importantes na cidade do Norte de Minas, como o atual prédio da prefeitura, a rodoviária e o mercado municipal da cidade.
FAMÍLIA
Mineiro de Rio Pardo de Minas, onde nasceu em 1936, Vivi era filho de Exupério Maximino da Cruz e Maria Barbosa da Cruz.
Por mais de 50 anos, Vivi Cruz era tido como um dos mais influentes líderes políticos de Janaúba e da região. Passou a infância e adolescência no distrito do Barreiro da Raiz, em Janaúba. Na fazenda Santa Cruz, no povoado de Maromba, neste município, juntamente com seus irmãos se uniram em diversos serviços contribuindo com o sustento da família.
Vivi era casado com Ivonilde Oliveira Magalhães Cruz com quem teve quatro filhos, Maria do Socorro, Wildemar Júnior, Kátia Eveline e Karla Jeanne.
MUDANÇA PARA JANAÚBA
Em 08 de julho de 1952 mudou-se para a cidade de Janaúba onde veio trabalhar com o empresário Virgílio de Souza Silva, antigo morador desta cidade, no comércio de mamonas, milho e algodão.
Em 1956 montou, na rua Francisco Sá, um comércio de secos e molhados onde adquiriu experiência e sua independência financeira. Em seguida, montou seu comércio, varejista e atacadista de produtos agrícolas e ferragens, em sede própria, na avenida do Comércio, em Janaúba.
RÁDIOS E OUTROS EMPREENDIMENTOS
Trabalhou ainda com o comércio de cerâmica e posto de Gasolina e ainda na área da comunicação – foi sócio fundador das rádios Gorutubana AM e Onda Norte FM.
SINDICATO RURAL, FUNDAJAN E TELEFONIA
Além de líder político, Wildemar Maximino da Cruz também exerceu outras funções no município de Janaúba:
- Presidente do Sindicato Rural de Janaúba por duas vezes;
- Presidente do Hospital Fundajan por dois mandatos
Presidente da COTEJANA (telefônica de Janauba)
Segundo vice-presidente e membro da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e do Consórcio Intermunicipal da Serra Geral (União Geral).
(Fonte: arquivo familiar e jornal Estado de Minas)