PREFEITURA DE JANAÚBA, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, E ASSOCIAÇÃO DE CATADORES IRÃO CONSCIENTIZAR ALUNOS E A COMUNIDADE SOBRE A COLETA SELETIVA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

Segunda-Feira, 11 de marco de 2024

Uma cidade limpa e sendo desenvolvida com sustentabilidade. Esse é o foco de uma campanha que a Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Janaúba promoverá em breve com mais de 6 mil alunos da rede municipal de Ensino e familiares com o objetivo em facilitar o recolhimento e a destinação correta de materiais recicláveis minimizando a quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário.

Esse trabalho de conscientização foi apresentado na sexta-feira, dia 8 de março, durante o café com prosa na Secretaria Municipal de Educação reunindo os servidores públicos da sede da secretaria e contou com as presenças da secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Fagundes Jácomo, da Gerente Municipal de Coleta Seletiva, Graciene Oliveira Silva, e das catadoras Tatiane Soares Chaves e Diana Oliveira Araújo, representando a associação.

Na reunião foi apresentada como é feita a coleta tanto dos materiais recicláveis quanto dos resíduos sólidos (lixo) e o destino de ambos. Ressaltando que há um cronograma com dia e horário de recolhimento em cada bairro, sendo que a coleta seletiva é feita semanalmente e a de resíduos sólidos pelo menos três vezes na semana, considerando que na área central e comercial a coleta do resíduo sólido é feta diariamente.

Na atual gestão houve ação pela transformação do então lixão em aterro sanitário. Também vem sendo dado apoio aos catadores para que eles atuem em ambiente digno com políticas públicas de incentivo a esse trabalho de grande importância no contexto social e econômico.

As catadoras Tatiane e Diana comentaram que a associação vem obtendo grande apoio do poder público na coleta agora com uso de 12 triciclos que facilitam no transporte dos materiais recicláveis recolhidos nos bairros e encaminhados para o galpão da associação situado na avenida Mestre Alfredo Barbosa, número 430, bairro Padre Eustáquio, onde é realizado o serviço de separação para a reciclagem e comercialização. Ou seja, é uma atividade que gera empregos e renda para as famílias dos catadores.

Os servidores públicos da Educação se comprometerem a adotarem condutas que possam contribuir com a separação, em casa, dos materiais recicláveis do resíduo sólido e, com isso, facilitar a coleta. A Prefeitura irá instalar um ecoponto na sede da Secretaria de Educação para que os servidores possam destinar o material reciclável.