Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, elaborou um projeto e adotou o Programa de Educação Permanente em Saúde Pública
.
.
.
.
NO BRASIL, POUCOS SÃO OS MUNICÍPIOS QUE ADERIRAM ESTE SISTEMA E RECEBERAM ESSE CURSO, SENDO JANAÚBA UM DELES
CURSO COM CONHECIMENTO TÉCNICO BASEADO NA TECNOLOGIA AMERICANA COM UTILIZAÇÃO DE BONECOS DA MAIS ALTA TECNOLOGIA
O último final de semana foi marcado, em Janaúba, por um grande e inédito evento. Um curso direcionado à saúde pública local e regional. Através da Prefeitura, estiveram na cidade representantes da Somiti, que é a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva e tem o objetivo de congregar os profissionais da saúde interessados pela terapia intensiva, estabelecendo diretrizes para utilização dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos, visando desenvolver e estimular pesquisas médico-científicas.
Participaram deste importante curso de Suporte Fundamental de Cuidados Críticos (FCCS) os profissionais da área médica e enfermagem. O curso tem por objetivo preparar melhor os médicos intensivistas e os não intensivistas para o atendimento do paciente gravemente enfermos nas primeiras 24 horas, bem como treiná-los para lidar com a deterioração dos pacientes graves de maneira mais eficiente e objetiva. Este conhecimento técnico é baseado na tecnologia americana e, no Brasil, poucos são os municípios que aderiram este sistema e receberam este curso, sendo Janaúba um deles.
Durante o curso, que durou dois dias, sábado, dia 5 e domingo, dia 6, foram apresentadas aulas teóricas e aulas práticas, com utilização de bonecos da mais alta tecnologia, nos quais os profissionais puderam interagir com as situações clínicas mais comuns e tiveram, ainda, treinamento com os equipamentos mais utilizados, no mundo, para esta finalidade.
Abrindo o evento, o secretário municipal de Saúde de Janaúba, Helvécio Campos Albuquerque destacou a importância deste tipo de evento, não só para ao município janaubense como toda a região da Serra Geral de Minas, pois segundo ele, de nada adianta capacitar os profissionais daqui se os que atuam na região não estiverem no mesmo nível.
“Para buscarmos a educação permanente na área técnica da medicina precisamos evoluir. Então, a Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde elaborou um projeto, que inicia hoje, aqui neste momento, com o lançamento do Programa de Educação Permanente em Saúde Pública, que será uma escola para este fim dentro da nossa região”, destaca o secretário Helvécio Campos Albuquerque. Inclusive, ele disse que o município janaubense já dispõe de uma área física para esta implantação, onde através de parcerias com universidades, garantirá à atenção primária uma educação permanente e na parte médica de média complexidade.
De acordo, ainda com o secretário de Saúde janaubense, está em andamento conversações com a Somiti para que cuidem da educação médica da medicina intensiva, para ajudar na melhoria da formação técnica dos profissionais de Janaúba e região.
“A melhoria da nossa condição técnica, da nossa performance técnica adequada, só é garantida através da educação permanente, que é o que estamos avançando”, disse o secretário Helvécio Campos Albuquerque.
Presentes ao curso, estiveram os representantes da Somiti, que é a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva, através do médico Hector Ferreira, anestesiologista da Santa Casa de Belo Horizonte e membro da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, também médico horizontal de UTI e instrutor da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva; E, os instrutores, os também médicos, Deyson Henrick, cardiologista pela Fundação Hospitalar de Montes Claros e emergencista pela Abramede, além de professor do curso médico da Funorte e Daniel Ribeiro, fisioterapeuta especialista em fisioterapia intensiva, além de médicos, enfermeiros e demais profissionais da área regional.