Neste domingo, 21 de fevereiro, pela manhã a Prefeitura de Janaúba realizou vistoria em pontos de alagamento na cidade. Designados pelo prefeito José Aparecido Mendes, os secretários municipais de Obras, Administração e Promoção Social verificaram a situação do sistema viário diante das chuvas no fim de semana. A vice-prefeita Maria Aparecida Santos acompanhou a vistoria juntamente com a Defesa Civil Municipal.
Na semana, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos havia realizado limpeza e manutenção em drenos e bueiros o que possibilitou o rápido escoamento da água da chuva e, assim, evitou mais alagamentos e inundações. Isso aconteceu nas imediações da Rodoviária e nos bairros, dentre eles o São Lucas, Cerâmica e Santo Antônio.
No bairro Vila São Vicente a prefeitura mantém um caminhão pipa que serve de base para o escoamento por intermédio de cano de água represada até um dreno que destina a água para o rio Gorutuba. É um problema que acontece há anos e, diante disso, os moradores construíram pequenas barreiras, em torno de meio metro, na porta de casa para minimizar o drama de alagamento.
A equipe da prefeitura, na qual estavam os secretários municipais Ailson Rocha (Obras), Fábio Cantuária (Administração e Fazenda) e Marcilene Souza (Promoção Social), verificou a situação na parte baixa do residencial Dona Lindu, no bairro Algodões, onde, poucos anos atrás, teve inundações devido a cheia da lagoa do Dente Grande. Houve visita também em alagamentos na rua Benedito Eugênio, na praça e ruas do Conjunto Habitacional Casas Populares (Cohab), nos bairros Santo Antônio, Boa Vista, São Lucas, Rio Novo, Planalto e outras áreas.
O Gerente de Defesa Civil Francisco Lacerda e os secretários realizaram o mapeamento dos pontos críticos e definiram as ações imediatas a serem executadas objetivando minimizar o drama dos moradores com os alagamentos, apesar de que em alguns casos há uma complexidade devido a estrutura física das ruas e do sistema de drenagem que afeta grande parte da cidade.
A Secretaria de Promoção Social monitora a situação das famílias até então afetadas momentaneamente pelos alagamentos.