.
.
.
Conforme resultado de 2,9%, classificado como médio risco, do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti - LIRAa - realizado em Janaúba, sendo que é considerado normal até 1%, foram encontrados focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus em 17 bairros.
Os recipientes com maior frequência de focos do Aedes aegypti foram: reservatório de água, pratinhos de plantas, bebedouros de animais, pneus e materiais recicláveis como pets. Vale ressaltar ainda que esses focos foram encontrados em residências, ou seja precisamos da conscientização de todos quanto aos cuidados de prevenção contra a dengue, chikungunya e zika vírus, doenças que podem até matar.
Tampar bem todos os reservatórios de água, lavar os bebedouros dos animais com água, sabão e escova em todas as bordas, desobstruir as calhas para a água da chuva escorrer livremente, os reservatórios de água de geladeira, ar condicionado e umidificador sempre vazios e secos, evitar plantas aquáticas e colocar areia nos pratinhos das demais, guardar os pneus em local protegido da chuva, destinar corretamente os materiais recicláveis para a coleta seletiva e os materiais orgânicos para a coleta convencional. A responsabilidade é de todos os cidadãos e o resultado é mais saúde e melhor qualidade de vida!