.
.
.
Na terça-feira e quarta-feira, respectivamente nos dias 27 e 28 de setembro, desta semana, os profissionais da área de Atenção Primária à Saúde Pública do município de Janaúba passaram por capacitação técnica sobre estratégias para o aumento da cobertura vacinal na cidade, que faz parte da Educação Permanente instituído pela atual gestão da Prefeitura de Janaúba. A capacitação técnica foi no Centro Cultural do Sindicato Rural.
Foram dois dias, divididos por setores e área profissional, que tiveram palestras, exposições de dados e análises dos trabalhos desenvolvidos no município em relação à imunização.
A capacitação foi ministrada pelas enfermeiras Cláudia Versiane e Mônica Rochido, abordando o Calendário de Vacinas de crianças e adultos.
O objetivo foi a melhor maneira em organizar o processo de trabalho da equipe com o intuito de melhorar as ações de imunização realizadas nas unidades básicas de saúde e, consequentemente, a nível municipal, melhorando assim as metas propostas pelo Programa de Imunização do Ministério da Saúde.
Os profissionais envolvidos (médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde) são fundamentais para que o município mantenha as metas de coberturas vacinais estipuladas pelo Ministério da Saúde. São os agentes de saúde, por exemplo, que realizam as visitas domiciliares e verificam se os cartões de vacinas estão em dia e quais precisam de atualização, além de orientar e esclarecer dúvidas da população.
O evento foi aberto pelo secretário municipal de Saúde, Helvécio Campos Albuquerque. Ele abordou sobre a importância dessas capacitações. “Vocês são essenciais para contribuir com o aumento da nossa cobertura vacinal”, destacou ele, ressaltando que, infelizmente e por diversos motivos, além da pandemia, o percentual de imunização do município está abaixo da média.
Mas, este, segundo o secretário, é um cenário nacional. “Em todo o Brasil, as coberturas vacinais de diversos imunizantes estão abaixo do estipulado. Manter as coberturas vacinais na meta estipulada, evita a volta de doenças que já estão erradicadas, como a paralisia infantil e a rubéola”, disse.
Ressaltou, ainda, que essas capacitações são fundamentais, realizadas recorrentemente, para que os servidores façam de uma forma adequada e resolutiva a busca ativa da população para a vacinação. “Todas as doenças são passíveis de imunização com a vacina, o Brasil está sendo circundado por doenças erradicadas. Essa busca ativa da Secretaria de Saúde é fundamental para que ninguém na cidade fique sem vacina.”
Participaram da capacitação 280 profissionais da saúde pública municipal.