.
.
.
.
Diante do aumento no índice de infestação do Aedes aegypti em Janaúba que, em seu último levantamento (LIRAa), registrou 8,3%, considerado de alto risco, a Secretaria de Saúde da Prefeitura, por meio de seu Núcleo de Vigilância em Saúde (Nuvisa), intensificou as ações para o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Uma série de medidas foi estabelecida para controlar o número de casos da dengue, inclusive com a adoção das pulverizações em Ultra Baixo Volume - UBV móvel (carro fumacê), estratégia emergencial e complementar às demais atividades de combate. Conforme o Ministério da Saúde, o uso do fumacê é indicado somente em regiões com casos notificados da doença e alto índice de infestação, a níveis epidêmicos. A aplicação de inseticida, que elimina o vetor em sua fase adulta, ocorrerá nos bairros da Zona Urbana de Janaúba a partir de 29 de Março até o dia 22 de Abril, seguindo cronograma definido pela Secretaria de Saúde:
- Dias 29, 30 e 31 de Março e Dia 1º de Abril
De 5h às 9h
Bairros Acácias, Dona Lindú, Algodões, São Vicente e Santa Cruz
De 17h às 21h
Bairros Santo Antônio, Isaías Pereira e Ribeirão do Ouro
-Dias 02, 04, 05 e 06 de Abril
De 5h às 9h
Bairros Jardim Imperial, Planalto e Dente Grande
De 17h às 21h
Bairros Saudade e São Gonçalo
-07, 08, 09 e 11 de Abril
De 5h às 9h
Bairros Esplanada e Centro
De 17h às 21h
Bairros Novo Paraíso, Nova Esperança e Gameleira
-12, 13, 14 e 16 de Abril
De 5h às 9h
Bairros Padre Eustáquio e Cerâmica
De 17h às 21h
Bairros Boa Vista, São Lucas e Clarita
-18, 19, 20 e 22 de Abril
De 5h às 9h
Bairros Veredas e Rio Novo
De 17h às 21h
Bairros Barbosa, Santa Terezinha e Jacarezinho
Durante a circulação do Carro Fumacê, a população deve seguir alguns cuidados e recomendações para uma maior eficácia no combate, tais como: abrir as portas e janelas das residências para que o inseticida possa agir e eliminar os mosquitos adultos; pessoas com problemas respiratórios, idosos e recém-nascidos não devem ficar próximos ao carro fumacê; Acondicionar alimentos em recipientes próprios com tampas; Cobrir gaiolas de pássaros, aquários e viveiros; Retirar roupas que estiverem em varais e, após a aplicação do fumacê, trocar água e alimentos dos animais domésticos.
As ações prioritárias continuam sendo as intradomiciliares, visto que 98% da contaminação são por focos do Aedes encontrados nas residências dos moradores. Segundo o Secretário de Saúde de Janaúba, Helvecio Campos Albuquerque, ações de conscientização da sociedade como um todo serão incrementadas. Serão feitas visitas às escolas do município, considerando que “as crianças são fortes soldados na educação da população adulta que não se conscientiza de suas obrigações nessa luta pela vida e continua a manter criadouros domiciliares do mosquito e só clama de forma ignorante pelo fumacê, um paliativo de alto risco”, disse. Além disso, cercos epidemiológicos em residências e arredores onde foram diagnosticados casos de dengue, visitas domiciliares através dos agentes de combate às endemias e mutirões de limpeza, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, também fazem parte da série de ações adotadas.
O controle do vetor está na rotina da população, com a eliminação dos criadouros do mosquito nos quintais. Todo local que acumule água é um criadouro para o mosquito Aedes aegypti. Esses potenciais focos devem ser alvo de sistemática e permanente atenção dos moradores. Isso evita que a larva evolua para o mosquito adulto, responsável pela transmissão das doenças.