.
.
.
Em Janaúba, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental e Combate às Endemias, intensificou neste início de ano as ações para controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, uma vez que o município está em estado de alerta com o alto índice de infestação registrado no último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti —LIRAa. O índice de infestação em Janaúba estava em 4,7%, enquanto que um ano atrás atingiu 8%, sendo que o índice ideal é abaixo de 1% de infestação.
Neste ano, ou seja, no período de 1º de janeiro até essa sexta-feira, dia 10 de fevereiro, foram notificados pela Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba 900 casos de pessoas com dengue, sendo que desses casos 9 foram confirmados para essa doença. Pelo menos 79 casos já foram descartados e há um caso que necessitou de internação.
No mesmo período, quer dizer, em quase um mês e meio houve a notificação de 93 casos para a Chikungunya, dos quais 32 casos foram confirmados e até então 53 casos descartados. Vale ressaltar que nos últimos quatro dias, entre terça-feira e sexta-feira desta semana, não teve registro de nenhum caso de Chikungunya em Janaúba.
Em Janaúba não há nenhum caso referente ao zika vírus.
A equipe da Vigilância Ambiental e Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba realiza no centro e bairros da cidade e também nos distritos o trabalho de prevenção e combate ao mosquito transmissor dessas doenças. O inseticida de ultrabaixo volume (UBV) é uma das estratégias usadas na luta contra a dengue em situações de alta transmissão (surtos e epidemias). A borrifação de UBV é a técnica empregada para combater o mosquito na fase adulta, quando o inseto está apto a transmitir a dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana. Em Janaúba, está sendo utilizada a UBV Costal, uma vez que o Governo Estadual não enviou o carro "fumacê", ação de sua responsabilidade. Os agentes de combate às endemias estão em força-tarefa durante todo o dia - pela manhã, à tarde e à noite - percorrendo os bairros e aplicando o inseticida nos quintais das residências.
Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde solicita às famílias que recebam os agentes devidamente uniformizados e siga as orientações necessárias: deixe seu portão aberto, coloque roupas e pássaros dentro de casa, prenda seu animal de estimação, troque a água dos animais após a borrifação, guarde a ração do seu cachorro. E o mais importante: não deixe água parada! Mantenha seu quintal limpo e elimine os criadouros do mosquito! O combate à dengue é uma RESPONSABILIDADE de todos!