Serviço integrante da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAi) é um ponto de atenção às crianças e adolescentes de 10 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social e/ou familiar que sofrem de dependência química e necessitam de acolhimento e acompanhamento terapêutico e protetivo de caráter transitório.
A UAi de Janaúba, bem como demais serviços de saúde mental do município, é pólo de referência na microrregião da Serra Geral, prestando assistência aos 15 municípios que compõem a rede, formada por mais de 275 mil habitantes. Desde 2011, a unidade oferece acolhimento humanizado, com equipe multiprofissional e articulada com outros serviços da Prefeitura, por meio de ações que garantem a integridade física e mental do paciente.
Durante o período de permanência na UAi, que é de até seis meses, são desenvolvidos projetos terapêuticos juntamente com a criança e/ou adolescente, sua família e a equipe técnica, ampliando as possibilidades de inserção social e a construção de novos projetos de vida que objetivem sua autonomia e emancipação, sempre pautados no Estatuto da Criança e Adolescente – ECA. Dentre os projetos realizados, estão a inclusão em espaço cultural, projetos sociais, ambiente escolar, oficinas terapêuticas, programas profissionalizantes, atendimento psicológico individual e/ou em grupo e saída programada, voltada à completa reinserção da criança e do adolescente.
Nesse sentido, a UAi é considerado um serviço de saúde mental essencial para a promoção dos cuidados com a saúde mental no público infantojuvenil com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas e em situação de vulnerabilidade.