Fotos: ASCOM PMJ
Uma parceria foi firmada, na manhã da última sexta-feira, 26 de fevereiro, entre a Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SME), o Hospital Regional e o Presídio de Janaúba, para a confecção de máscaras de proteção individual contra a Covid-19. As máscaras serão distribuídas aos alunos e servidores da Rede Municipal de Ensino para uso no período das aulas presenciais.
Durante a reunião, ocorrida na sede da Secretaria de Educação, ficou definido que a Prefeitura vai realizar a compra da matéria prima necessária, o sistema prisional disponibilizará a mão de obra, por meio dos detentos em ressocialização e estes vão confeccionar os equipamentos de proteção. Já o Hospital Regional de Janaúba será responsável pela desinfecção e embalagem, de modo a garantir toda a segurança sanitária das peças.
O encontro contou com participação da Secretária Municipal de Educação de Janaúba, Maria Aparecida Fagundes Jácomo Pereira; do Diretor Geral do Presídio de Janaúba, Edinei José da Cunha; do Gerente de Produção do Presídio, Romildes Gomes; de representantes do Hospital Regional de Janaúba, Bruno Ataíde Santos e Thiago Rodrigues Santos; e da pedagoga do Núcleo da Capacitação da SME, Fransirleide Maria Silva.
De acordo com Maria Aparecida, do encontro foram firmadas outras parcerias entre o Presídio e a Secretaria de Educação que, além de novas oportunidades de trabalho e reintegração social, beneficiam a comunidade escolar e toda a sociedade. “Foi uma reunião bastante produtiva. Deliberamos ainda uma parceria para doação da água do poço artesiano da Secretaria de Educação para uso do Presídio na produção de hortaliças que são doadas para o Hospital Regional. Além disso, para o próximo, novas parcerias poderão ser firmadas”, disse a Secretária. Ela conclui ressaltando que ações como esta vêm para mostrar que “a educação também acontece fora dos muros da escola”.
Na ocasião, a Secretária de Educação conheceu outros projetos realizados dentro do sistema prisional para ressocialização e capacitação profissional dos presidiários, como a horta para cultivo de alimentos que são doados ao Hospital Regional, a fábrica de blocos de concreto e a mini padaria.
O trabalho é um dos mais importantes fatores no processo de ressocialização dos presos. Uma das preocupações do sistema penitenciário tem sido criar novas alternativas de trabalho como forma de melhorar as condições de dignidade humana dentro das penitenciárias. Para isso, se faz necessário a busca de parcerias.