.
.
.
A Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Janaúba em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde apoia a campanha Setembro Amarelo, mês que representa a luta na conscientização sobre a prevenção do suicídio, que é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. Essa campanha tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.
Diante desse assunto relativamente preocupante, durante todo o mês de setembro, ações foram realizadas em ambas as secretarias a fim de sensibilizar a população para os sintomas desse problema. Entre essas ações, incluem a fixação de cartazes e panfletos nos diferentes ambientes de acesso público, instruindo e alertando sobre o tema. Especificamente nesse ano, foi realizado um ciclo de palestras, ministradas por profissionais capacitados, nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e em comunidades rurais, tendo como público alvo os pais ou responsável legal pelas crianças e adolescentes que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município. Em outro momento, também foram realizadas palestras e dinâmicas educativas voltadas para esse assunto, com os adolescentes que participam do SCFV.
O QUE FOI FEITO
Houve a Roda de Conversa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com adolescentes do SCFV da comunidade do distrito de Quem Quem ocasião em que foi abordado o tema “Jovem Valorizado, Adulto Saudável”. Também no Quem Quem foi desenvolvida a Roda de Conversa com as famílias dos SCFV daquela comunidade e em debate o tema “Ame-se, cuide-se”.
No distrito de Vila Nova dos Poções os pais das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência participaram da palestra ministrada pela psicóloga Viviane Patrícia abordando o tema “Saúde Mental”. A equipe do CRAS Rural promoveu ações alusivas ao Setembro Amarelo instruindo as famílias sobre a prevenção ao suicídio.
Na área urbana, os profissionais do Centro de Referência em Assistência Social Norte dialogaram com as famílias do SCFV do bairro São Lucas e, por meio de palestra com profissionais da psicologia, explicaram sobre a importância em salvar vidas. Isso também aconteceu em Roda de Conversa com os usuários do CRAS Sul os quais puderam assimilar sobre como agir para salvar vidas.
Nessas palestras, o principal foco foi conscientizar os pais, através de diálogos e discussões que abordem o problema, fazendo-os entender que isso é uma questão de saúde mental, na maioria dos casos, pois, infelizmente para algumas pessoas, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas uma espécie de fraqueza de personalidade. Foram relatadas também as principais causas que levam a essa prática e quais são os comportamentos suicidas; quais são os fatos ou acontecimentos que na maioria das vezes as pessoas encaram como devastadoras; como identificar alguém que precisa de ajuda e corre risco de suicídio; quais os sintomas de depressão, que é uma das principais causas e como ajudar.
Entre as instruções de ajuda, foi incluída o que não fazer, como jamais ignorar a situação de uma pessoa com tais comportamentos e ressaltou que o ideal é buscar recursos da comunidade e fontes de apoio, como exemplo a família, amigos e colegas, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), unidades de Saúde da Família, clínicas, consultórios psicológicos, urgências psiquiátricas, profissionais de saúde, centros de apoio emocional: CVV (Centro de Valorização da Vida) ou ligar para o 188. Assim, percebe-se que o suicídio é uma prática que pode ser evitável, desde que sejam tomadas as medidas indicadas no momento certo.
Agradecimentos
A Secretaria Municipal de Promoção Social agradece a todos os funcionários pelo empenho e dedicação na realização desses eventos de suma importância, aos palestrantes pela disseminação de conhecimentos e saberes adquiridos ao longo da sua carreira e aos pais pela atenção e apoio.