Usina própria tem produção de 30 metros cúbicos de oxigênio por hora; antes o hospital alugava usina que produzia 10 litros/hora
.
.
.
Nessa quarta-feira, 18 de agosto de 2021, começou a funcionar oficialmente a Usina de Oxigênio no Hospital Regional de Janaúba com capacidade de produção de 30 metros cúbicos de oxigênio por hora. Essa usina foi adquirida neste ano pela Prefeitura de Janaúba com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão. Durante o ato inaugural da usina, o prefeito José Aparecido Mendes destacou que a unidade própria de oxigênio proporciona a organização da assistência hospitalar.
A atual administração janaubense, junto à direção do Hospital Regional, conseguiu viabilizar esta conquista de Janaúba, mas que beneficiará toda a região da Serra Geral de Minas. Serão gerados 30 metros cúbicos/por hora, que tornam os 30 leitos do hospital independentes, autônomos, em relação ao principal medicamento, o mais caro, que é o oxigênio medicinal.
“É um dia super especial para nossa Janaúba e toda a Serra Geral a inauguração da Usina de Oxigênio de 30 m3 do nosso Hospital Regional, que agora se torna autossuficiente em oxigênio medicinal”, comentou o prefeito, que, desde janeiro, no seu primeiro dia de trabalho, quando entrou na prefeitura e detectou a precária situação do Hospital Regional, entre outros problemas, a falta de oxigênio para atender a demanda da comunidade.
A compra dessa usina teve aprovação unânime da Câmara de Vereadores em reunião ocorrida no dia 16 de março deste ano, uma vez que o recurso não constava no orçamento de 2021 da prefeitura, elaborado e aprovado no ano passado, na administração anterior. O Hospital Regional contava com uma usina alugada com produção de 10 metros cúbicos.
O ato solene contou com as presenças do secretário municipal de Saúde, Helvécio Campos, diretores do Hospital Regional Neurisvaldo Teixeira (diretor geral), Welliton Santos (Financeiro), Silvana Magda Ferreira (Assistencial), Kaio Souza Jácome (Diretor Técnico), vice-prefeita Maria Aparecida Santos, secretários municipais, vereadores, representantes de segmentos sociais e profissionais que atuam no hospital.
CILINDROS – A atual administração janaubense ainda adquiriu 150 cilindros de oxigênio para também atender a demanda do Hospital Regional. Ao longo de toda sua existência, o Hospital Regional nunca teve um cilindro sequer, que fosse próprio da instituição. E, neste ano, foram adquiridos 150 cilindros de oxigênio que vão receber todos os dias, três metros cúbicos de oxigênio, ou seja, 10% da produção da usina que entrou oficialmente em funcionamento nessa quarta-feira e que abastece as UTI`s.