Rotina ao dormir faz a diferença para se ter uma vida saudável
Com o slogan “Sono regular, Futuro Saudável”, o Brasil e diversos países comemoram, dia 19 de março de 2021, o Dia Mundial do Sono. A data foi criada nos Estados Unidos e depois replicada em diferentes países, como forma de chamar a atenção das pessoas para a importância do sono em termos de saúde e qualidade de vida.
No Brasil, a data é celebrada desde 2008, inicialmente pela Fundação Nacional do Sono (FUNDASONO), entidade com sede em Minas Gerais. Depois a data se consolidou em outras partes do país, como um marco para a população compreender a influência do sono em diferentes aspectos da vida. O slogan deste ano, “Sono regular, Futuro Saudável”, torna claro que o sono é um pilar indispensável da saúde, pois permite que as pessoas tenham um estado físico e mental mais saudável.
De acordo com a Sociedade Mundial do Sono, uma parte significativa da humanidade tem dificuldades para dormir. De fato, existem aproximadamente 100 distúrbios catalogados pela Medicina do Sono. Distúrbios do sono são alterações na capacidade de dormir adequadamente, seja por alterações cerebrais, por desregulação entre o sono e a vigília, alterações respiratórias ou por transtornos do movimento, e alguns exemplos comuns são: insônia é o distúrbio do sono mais frequente, e pode ser caracterizado por dificuldade em iniciar o sono, dificuldade em manter o sono, despertares durante a noite, despertar muito cedo, apneia do sono perturbação da respiração em que ocorre uma interrupção do fluxo respiratório, devido ao colapso das vias aéreas, narcolepsia ataque de sono incontrolável, que leva a pessoa a dormir em qualquer hora e qualquer ambiente, sonambulismo provoca comportamentos inadequados durante o sono, síndrome das pernas inquietas é uma desordem neurológica que causa sensação de desconforto nas pernas associada à necessidade incontrolável de movimentá-las. Caso surjam sintomas de alterações do sono, o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar a causa é o médico especialista do sono, no entanto, outros profissionais como clínico geral, médico da família, geriatra, psiquiatra ou neurologista podem avaliar as causas e indicar o tratamento correto na maioria dos casos. Se o sono é comprometido, a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos são consequentemente prejudicadas. O sono adequado evita acidentes no trânsito e no trabalho e favorece o aprendizado, o crescimento sadio e a melhoria do humor e dos relacionamentos, ajuda no controle do peso e muitos outros benefícios.
Algumas dicas da Sociedade Mundial do Sono são muito importantes para se ter uma vida melhor:
- Estabeleça um horário para dormir e acordar;
- Adapte-se a um estilo de vida com alimentação saudável e evite o exagero no consumo de café, bebidas alcóolicas e fumo, especialmente nas horas próximas de dormir;
- Tome um banho relaxante antes de ir dormir;
- Mantenha o quarto ventilado, com temperatura confortável e elimine o máximo de ruídos e luz na hora de dormir.